Correio dos Campos

Aluno piraiense representou o Paraná em Congresso Nacional das Apaes

Marcelo, ao centro, representou os alunos das Apaes de todo o Paraná durante o Congresso Nacional, realizado no Rio Grande do Norte
13 de novembro de 2017 às 22:34

DA REDAÇÃO – Entre os dias 8 e 11 de novembro, o aluno da Escola Especial Porta da Esperança de Piraí do Sul, Marcelo Alves Ribeiro, esteve em Natal, no Rio Grande do Norte, representando os alunos das associações de pais e amigos dos excepcionais de todo o Paraná durante o 7º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria, evento realizado paralelamente ao Congresso Nacional das Apaes, que nesse ano contou com a participação de 2500 pessoas.

O Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria serviu como para que os autodefensores e familiares do Movimento Apaeano pudessem avaliar as oportunidades e ameaças em torno das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de desenvolverem propostas para a garantia de direitos e inclusão do segmento nas reuniões da Diretoria Executiva e Conselhos da Fenapaes, e ainda nos respectivos estados da federação.

As sugestões levadas pelo defensor de cada estado embasaram a ‘Carta de Natal’, documento de diretrizes elaborado a cada três anos durante o Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria e que foi entregue para a Diretoria Executiva da Fenapaes durante o Congresso Nacional, devendo nortear todo o Movimento Apaeano nacional.

De acordo com Ceni Mainardes, diretora da APAE de Piraí do Sul e que também participou do Congresso, o evento servir para dar voz aos alunos. “Esse foi um momento único onde nossos alunos tiveram direito a voz e puderam expressar suas vontades”, disse.