Correio dos Campos

Piraienses lideram ranking da Confederação Brasileira de Orientação

4 de novembro de 2017 às 23:36

DA REDAÇÃO – Depois da disputa de três etapas do nacional de orientação, os atletas piraienses da Apisa, Clederson Josué Ferreira e Emanuel da Silva Ferreira, se tornaram campeões nacionais em suas categorias do Campeonato Brasileiro de Orientação, promovido pela CBO (Confederação Brasileira de Orientação).

A etapa final do brasileiro foi disputada entre os dias 13 e 15 de outubro, na cidade de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, onde mais uma vez o desempenho dos atletas locais foi colocado à prova.

Crescendo no Brasil cada vez mais, a orientação é conhecida também como ‘Rali a Pé’, modalidade em que o atleta usa uma bússola e um mapa para se orientar. No trajeto ele procura diversos pontos distribuídos numa área delimitada. O campeão da prova é aquele que localiza os prismas (pontos de controle) no menor tempo possível, sem cometer erros.

Campanha do título – No distrito de Pipa, os piraienses Josué e Emanuel defendiam o bom desempenho nas duas etapas anteriores do Brasileiro. Ambos dependiam da manutenção dos resultados obtidos anteriormente para que figurassem entre os melhores do país na modalidade.

No percurso de velocidade, considerando a regularidade na somatória das três etapas disputadas, os atletas locais sagraram-se campeões brasileiros depois da prova de Tibau do Sul.

Enquanto Emanuel fechou a terceira etapa na primeira colocação, o atleta Josué garantiu o segundo lugar. Estes resultados foram suficientes para garantirem o local mais alto do pódio aos dois competidores.

Além do título brasileiro, os piraienses saltaram para a liderança do ranking nacional da modalidade. Emanuel lidera a categoria H18B com 232 pontos, mantendo 127 pontos de diferença para o segundo colocado.

Na categoria H40B a liderança é de Clederson Josué, com 392 pontos, contra 349 do atleta Fábio Alexander Hartmann, que vem logo em seguida.

Resultado expressivo – Outro piraiense a competir no Brasileiro foi o atleta Gabriel Olímpio Ferreira, disputando a categoria H14B.

Com um resultado expressivo, Gabriel superou muitos adversários e terminou a competição da segunda colocação geral com 278 pontos, ficando a apenas 30 do campeão brasileiro, Bernardo Dutra Barbosa. O rendimento do atleta rendeu o vice-campeonato nacional, além da garantia do segundo melhor resultado do país no ranking da CBO.

Campeão Metropolitano – Além do título nacional, Emanuel garantiu no início do mês o primeiro lugar do Campeonato Metropolitano de Orientação na categoria H18B, após vencer todas as quatro etapas da competição, sem dar a menor chance aos adversários.

Hegemonia no Paraná – No dia 22 de outubro os três competidores estiveram em Cascavel, na região oeste do estado, para a disputa do Campeonato Paranaense de Orientação.

Defendendo o título de 2016, Emanuel e Josué entraram na competição com a obrigação da vitória depois da conquista do brasileiro. Após a disputa da etapa, os dois atletas garantiram o ouro na prova, mantendo assim a hegemonia da família dentro da modalidade no estado.

Gabriel Olímpio também se destacou na competição, fechando o pódio na terceira colocação.

Apoio – Os atletas locais contam com apoio da Apisa, Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Schoeler Suínos, Jairo Radiadores, Marcenaria Fuches, Mercadomóveis, Rádio Brotas e Correio dos Campos.

Oferecimento: Calçados Catarinense