Correio dos Campos

66 anos depois de sua fundação, Rádio Brotas passa a operar em FM

26 de outubro de 2017 às 19:52

Entre a tarde e o início da noite desta quinta-feira, 26, a Rádio Brotas de Piraí do Sul executou o processo final de migração da faixa AM para a FM. O processo de mudança começou em junho desse ano, quando os diretores do veículo assinaram, ao lado de outras 44 rádios do Estado, o seu contrato de migração.

Segundo Leomar de Oliveira Scorsim, um dos proprietários da emissora, a rádio poderá passar por pequenas mudanças em sua programação, mas permanecendo com a mesma em essência e os mesmos funcionários. “A Rádio Brotas que todos conhecem continua, como sempre esteve, a fazer parte da vida diária dos piraienses”, disse.

O sistema AM foi desligado às 14 horas da tarde de hoje, dando lugar a frequência modulada (FM) que começou a funcionar no início da noite, perto das 18 horas, quando os ouvintes puderam voltar a acompanhar a rádio, agora na frequência 88,9.

Mais qualidade – Como ocorrerá em todas as emissoras do país que fizeram a migração, a mudança na Rádio Brotas acontece com o objetivo de modernizar o setor e de oferecer maior qualidade de áudio em seu sinal. Com a migração a emissora piraiense pode ser sintonizada em tablets e celulares, o que antes da finalização do processo não era possível.

História – A Rádio Brotas nasceu no dia 10 de março de 1951, com o nome de Piraí do Sul Ltda, emissora filiada à rede Sociedade Guairacá. Fundada pelo empresário Pedro Lupion, um dos maiores empreendedores que Piraí do Sul já teve, recebeu autorização do Ministério da Comunicação naquele ano, tendo Marcio Calvetti como seu primeiro locutor.

Dezessete anos depois, em 18 de maio 1968, a rádio foi comprada por Samuel Milleo e David Federmman, passando seis anos depois, em 1974, a se chamar Rádio Brotas Ltda.

Em 1986 a propriedade da rádio passou para os atuais donos, Marzi e Leomar Scorsim, que até hoje administram a emissora.

“Iniciamos a sua modernização adquirindo novos equipamentos, estúdios e transmissores, já que nossa preocupação era transformá-la”, conta Leomar.

Em 1995 a rádio recebeu autorização para operar com novas características técnicas em caráter regional, ao contrário de antes, quando operava apenas localmente.

Com um processo completo de reformulação de equipamentos, troca de estúdios e uma série de adaptações que acompanham o desenvolvimento tecnológico do setor, a rádio passou a contar nas últimas horas com operação em frequência modulada, marcando, em 2017, uma vez mais a bela trajetória que se mistura à vida e história de muitos piraienses.