Correio dos Campos

Toma posse nova diretoria do Conselho de Segurança

Solenidade de juramento e de entrega da Carta Constitutiva ocorreu na quinta-feira (20), no Centro Administrativo Antônio Fanchin Filho e contou com a presença do coordenador estadual dos Consegs no Paraná, Cel. Nerino Mariano de Brito.
20 de outubro de 2017 às 10:53
Membros do Conseg prestaram compromisso, através de um juramento solene, de cumprir fielmente os regulamentos do conselho e servir à comunidade

O Conselho Comunitário de Segurança de Piraí do Sul (Conseg) deu um passo importante para a sua efetivação, desde que foi reativado no mês de março deste ano. A diretoria eleita finalmente foi empossada, após cerimônia de entrega da Carta Constitutiva do Conselho, documento da secretaria de Estado da Segurança Pública que lhe dá legitimidade para atuar na cidade. Os membros também prestaram compromisso, através de um juramento, de cumprir fielmente os regulamentos do conselho e servir à comunidade.

Na ocasião esteve presente o Cel. Nerino Mariano de Brito, coordenador estadual do Conseg, representando a secretaria de Segurança Pública. Na ocasião fez uma explanação sobre a investigação de conduta que os pretensos membros de um conselho são submetidos antes de tomarem posse. “Para que cheguemos a esta solenidade, a vida pregressa de todos os membros foi rigorosamente averiguada”, comentou.

O Conseg estava desativado na cidade há pelo menos 03 (três) anos. No mês de março, por iniciativa do secretário municipal de Segurança Pública Sílvio dos Santos Ferreira, que ocupou a pasta interinamente no começo do ano, o então delegado Jairo Luiz Duarte de Camargo e a 3ª sargento Edna Takii, convocaram as eleições para o conselho. Pelas normas do conselho, delegado e comandante da PM são membros natos do Conseg.

Durante a solenidade, o coronel falou ainda sobre as ações da área de segurança pública desenvolvidas no Paraná e a forma como os conselhos têm atuado auxiliando as forças policiais, além de desenvolverem projetos sociais, visando a prevenção da criminalidade. “Há cidades em que essas ações ocorrem constantemente, atuando diretamente com crianças em escolas em áreas problemáticas, dando oportunidades de desenvolvimento e de trabalho, e colhendo ótimos resultados”, exemplificou.

Para o presidente do Conseg Taison Willian da Silva Sutil, uma vez que a entidade passou a ter existência de fato, haverá a possibilidade de uma atuação mais próxima da comunidade junto às polícias militar e civil. “A Constituição Federal prevê que a Segurança Pública não é apenas dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos. Por isso a reativação, mas mais ainda uma efetiva e concreta atuação, do Conselho é de extrema importância para buscarmos soluções para os problemas da área na cidade”, disse.

“A segurança é um clamor social, um verdadeiro grito de socorro da população, que hoje a vê como prioridade. Há pesquisas, que inclusive indicam que as pessoas abrem mão de direitos básicos como educação de qualidade, acesso à cultura e saúde em favor de poderem viver e trabalhar com mais tranquilidade”, ressaltou o coronel Nerino.

A diretoria do Conseg atuará pelo período de 02 (dois) anos, até o mês de outubro de 2019, quando novas eleições devem ser convocadas. “Cada um dos atuais membros foi estrategicamente convidado, com a finalidade de formar um conselho que realmente atue e faça a diferença na comunidade piraiense, refletindo em maior segurança e apoio da estrutural às forças de segurança”, arrematou o presidente.

Além do presidente, a diretoria empossada do Conseg tem como vice-presidente o estudante de Direito Carlos Henrique Pereira Gefuni; secretários a advogada Érica Mocelin Flugel e o bombeiro militar aposentado Zagonei Fernandes; tesoureiras as advogadas Taline Bonin Ramilo Ferraz e Gisella Oles de Souza; e o conselho fiscal formado pelos policiais militares aposentados Adão Altair Moreira Pinto e Nilceu Zimermann e o vigilante e ex-conselheiro tutelar Jean Pierre Jayme.

O que é um Conseg

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estaduais. É formando por um grupo de pessoas da comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar problemas e soluções, relacionadas à área da segurança pública. É um meio de estreitar a relação entre a comunidade e a polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.
Cada CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, segundo uma agenda definida para o ano. A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial. Os conselhos representam uma sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade.