Correio dos Campos

Site resgata história da Escola de Música e Artes de Piraí do Sul

2 de outubro de 2017 às 23:35

A história da Escola de Música e Artes de Piraí do Sul, que funcionou entre os anos de 1981 a 2004, foi reunida em um site, lançado em março deste ano. O blog traz textos, fotos, documentos e registros de atividades que compõem o acervo da escola. Idealizada e dirigida pela professora Daisy da Silva Faustino, falecida em 2004, a escola ofereceu cursos de piano, teclado, violão, educação artística infantil, musicalização, teoria musical, teatro, balé, pintura e desenho, entre outros. Nos 23 anos de atividades, centenas de alunos passaram pela escola e parte deles seguiu carreira artística.

O site foi criado pela filha da professora Daisy, jornalista Carolina Mainardes, que destaca a relevância histórica do projeto: “A escola marcou gerações de piraienses, com formação artística e cultural, e possibilitou o aprimoramento da educação de crianças, jovens e adultos que passaram pelos cursos e atividades oferecidas”. Em mais de duas décadas de atuação, foram promovidos eventos como festivais de piano e de balé, festivais competitivos de música, exposições e colônias de férias.

A plataforma digital está dividida em tópicos como história da escola, biografia da professora Daisy, festivas de balé, festivais de piano, desfiles cívicos, educação artística infantil, festivas de MPB, exposições e parcerias. Também há modelos de atividades artísticas e musicais e documentos oficiais como estatuto, programa do curso de Piano e projetos, além de informações a respeito da subsede da escola que funcionou na cidade de Jaguariaíva.

A jornalista Gabriela Mainardes – filha mais nova de Daisy –, que também participou do projeto, ressalta que cada tópico do site traz informações preciosas como é o caso dos festivais de piano e de balé, que reuniam grande público. “É possível acessar fotos e os programas desses eventos. É um resgate da memória de Piraí do Sul”, considera. Ela também destaca os registros dos desfiles cívicos, com fotos dos alunos e professores que passaram pela escola, além do palanque de autoridades, com a presença de governadores como José Richa e Álvaro Dias, que foram presenteados pela escola com lembranças personalizadas.

Professora Daisy

A professora e artista plástica Daisy da Silva Faustino nasceu em São Paulo (SP) e formou-se em Piano pelo Instituto Musical Dr. Gomes Cardim, de Campinas (SP). Fez ainda uma série de outros cursos na área artística como Pintura e Bandinha Rítmica. Promoveu em Piraí cursos, apresentações de música, dança, teatro e exposições, por meio da Escola de Artes e de parcerias, entre elas com o Balé Teatro Guaíra, La Ballerina Academia de Ballet, Banda Municipal de Piraí do Sul, cinéfilo João Ostrovski, entre outras.

Para conhecer o site, clique AQUI ou acesse https://escoladeartesdepiraidosul.wordpress.com/.

(Fotos: Acervo Escola de Música e Artes de Piraí do Sul)