Correio dos Campos

Duas escolas municipais de Piraí do Sul foram furtadas 19 vezes em menos de três meses

17 de setembro de 2017 às 15:06

A Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo e o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Cacilda Born Alves, ambos localizados na Vila Paraná, próximo ao cemitério municipal, foram alvo da ação de bandidos por pelo menos 19 vezes entre os meses de julho e setembro desse ano. Os constantes arrombamentos têm preocupado pais, professores e, principalmente, a direção das instituições que praticamente todas as semanas sofrem com os delitos.

Os profissionais de educação que atuam nas instituições de ensino localizadas na parte alta da cidade vivem um clima de angústia desde o último mês de julho. Desde então, as duas unidades de ensino foram invadidas 19 vezes, o que gerou a confecção de 14 boletins de ocorrência na delegacia de Polícia Civil. Em cinco oportunidades as direções não registraram as ocorrências.

Em algumas semanas os prédios escolares são invadidos mais de uma vez, de onde normalmente são levados botijões de gás, equipamentos e utensílios de cozinha e ainda itens da merenda escolar. Além do prejuízo material, as dependências das escolas sofrem com atos de vandalismo.

Providências – O Correio dos Campos tentou por inúmeras vezes contato com a secretária de Educação, Rosa Maria Priotto, entre a quarta e sexta-feira, dias 13 e 15, para saber quais as providências tomadas pela administração relação às constantes invasões. No entanto, até o fechamento da matéria, a responsável não tinha se pronunciado sobre o caso.

Monitoramento – De acordo com o esposo de uma das funcionárias municipais, que preferiu não se identificar, a situação não pode permanecer. “É inadmissível que todas as semanas as escolas sejam invadidas sem que ninguém tome providência. Pelos casos repetidos já poderia ter sido feito a contratação de um sistema de segurança ou monitoramento até que seja feito algo concreto. Uma coisa é certa: como está não pode ficar”, desabafou.