Correio dos Campos

Tubulação da Sanepar rompe e esgoto desce pelo Rio Piraizinho

15 de setembro de 2017 às 19:59

Uma tubulação de esgoto da Sanepar, localizada nas proximidades da Rua Vereador Lauro Lopes Teixeira, via que liga o hospital municipal à nova rodoviária, foi encontrada rompida por populares na manhã desta sexta-feira, 15. O material dispensado pela rede seguiu Rio Piraizinho abaixo, logo sendo notado pela população que reside em suas margens.

A água escura e o mau cheiro também chamaram a atenção de pessoas que passavam pela região. Foi o que aconteceu com o policial civil Josué Ferreira, que observou a escuridão do rio e decidiu verificar o que estava acontecendo.

“Desci para ver porque todos os dias passo por aqui várias vezes e nunca a água estava suja como hoje. Logo percebi o forte odor e também que os peixes já começavam a procurar a superfície do rio para respirar”, disse.

“Resolvi subir o rio na direção inversa até encontrar, a uns 30 metros da rua, o local do vazamento. A tubulação passava por baixo da água e estourou. Como resultado todo o esgoto começou a descer seguindo o curso do Piraizinho”, conta o policial.

Após constatar o problema, Ferreira procurou pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Alan Zadra, que passou a acompanhar a situação, adotando as medidas necessárias. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Polícia Civil e a Sanepar foi procurada pelo secretário.

“Fui com ele (o policial) até o ponto do rompimento e lá já tinha um funcionário da empresa. O rapaz disse que a Companhia estava tomando providências em relação ao caso, coisa que consegui confirmar depois junto ao pessoal da Sanepar. Fomos informados que todas as providências necessárias vinham sendo tomadas”, conta Zadra.

Posicionamento da empresa – O Correio dos Campos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sanepar, diretamente em Curitiba, já que o escritório regional de Ponta Grossa não teve expediente nesta sexta em razão do aniversário da cidade.

Uma das profissionais do setor solicitou que fosse enviado um e-mail para a assessoria relatando o caso, dizendo que retornaria em breve. A mensagem foi enviada por volta das 14 horas para a Sanepar, mas até o fechamento desta matéria, às 19h48, a Companhia não havia se manifestado de forma oficial sobre a questão.

Fornecimento de água – O fornecimento não foi prejudicado pelo rompimento e as pessoas podem continuar consumindo a água normalmente. Isso porque o local de captação que fornece os lares piraienses fica na região do bairro das Brotas, a muitos quilômetros de distância, rio acima, do ponto onde houve a avaria no sistema de tubulação.

Danos – Em situações como a de hoje acontece a poluição hídrica, que pode causar a morte dos peixes já que o esgoto consome oxigênio em seu processo de decomposição. Além disso, doenças podem ser transmitidas em caso de ingestão da água contaminada.