Correio dos Campos

Saúde de Piraí do Sul promove campanha “Setembro Amarelo”

6 de setembro de 2017 às 14:30

O Centro de Atenção Psicossocial da cidade ganhou decoração em tons de amarelo desde a última sexta-feira, 1º, em comemoração ao “Setembro Amarelo”, mês em que acontece a campanha de prevenção ao suicídio organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Caps.

Com objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, a ação contará com programação especialmente elaborada para o mês de setembro.

Além das conversas promovidas diariamente sobre o assunto no próprio Caps, no dia 14 acontecerá um encontro com pacientes e familiares com o tema “Valorizando a vida”. No dia 28, antes do encerramento da campanha, enfermeiras do Hospital Municipal Santo Antônio e das unidades básicas de saúde receberão capacitação sobre o assunto, com ênfase na abordagem ao paciente com riscos de suicídio, e apresentação do fluxograma de atendimento.

Todas as ações preparadas para o período tratam do suicídio como problema de saúde pública, cuja ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a vida diariamente. Essa taxa é bastante preocupante, já que supera o número de mortes por Aids e pela maioria dos tipos de câncer.