Correio dos Campos

Prefeitura de Piraí do Sul promove ações voltadas à saúde masculina

10 de agosto de 2017 às 19:20

A saúde do homem ganha espaço durante todo o mês de agosto na cidade, através das inúmeras ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Vigilância Sanitária. Exames, procedimentos médicos, vacinação e distribuição de medicamentos são alguns dos serviços que a secretaria disponibiliza ao público masculino no período.

Desde 2012, quando foi instituído o Agosto Azul, através da lei estadual que contempla o cuidado com a saúde do homem, durante todo o mês são programadas ações para promover cuidados com a saúde masculina. Em 2017 a campanha também incentiva a paternidade responsável.

Em Piraí do Sul a agenda de atividades é extensa. Serão promovidos consultas e procedimentos médicos, vacinação, exames laboratoriais, atendimento odontológico e distribuição de medicamentos. Além disso, as discussões que serão promovidas com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) durante o mês deverão resultar em práticas de saúde voltadas para melhorar o acesso e acolhimento dos homens no Sistema Único de Saúde.

Até agora foram registradas palestras, testes rápidos e rodas de conversas. Durante a manhã desta quinta-feira, 10, aconteceu a verificação de pressão arterial e ainda outros testes rápidos, além de uma caminhada envolvendo a equipe da UBS Thereza Viana, do Jardim Benevenuto Antunes Dalcol.

 

Programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

UBS Marcos Daniel Zanello Milleo – Nos dias 17, 24 e 31 estão programadas rodas de conversa, sempre com início a partir de 13 horas. Já nos dias 14, 21 e 28, a ACS Pricila Cardoso e a enfermeira Carla Iezak promoverão, durante o período matutino, a valorização da paternidade durante o pré-natal. Nesses momentos os parceiros serão convidados para atendimento individual, no qual serão oferecidos exames e testes rápidos, além de orientações sobre o risco e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), e informações sobre práticas sexuais seguras e a saúde do bebê.

UBS Thereza Vianna – No próximo dia 17 acontece uma roda de conversa com os pacientes onde serrão abordados assuntos relacionados à saúde do homem. O encontro acontece a partir de 9 horas na sala de espera da UBS.

UBS Dr. Jorge Elizário Miguel – Rodas de conversa também serão realizadas no espaço nos dias 19 e 21, na parte da manhã, às 7h30 e 9 horas. A ação será organizada pela equipe da unidade, auxiliada por enfermeiros, ACS e técnicos.