Correio dos Campos

Secretária afirma que Piraí pode voltar a contar com Casa do Itinerante

4 de agosto de 2017 às 18:00

Até poucos anos atrás Piraí do Sul contava com a Casa do Itinerante, local que funcionava como casa de passagem para pessoas ou famílias que não tinham onde pernoitar durante sua estada na
cidade.

Importante abrigo que funcionou até o ano de 2013, segundo informações da atual secretária municipal de Emprego, Trabalho e Promoção Social, Maria de Fátima Skora Gonçalves, a Casa do Itinerante foi fundamental para muitos usuários, principalmente nas noites geladas de inverno.

O espaço funcionava em um prédio anexo ao Asilo São Vicente de Paula, não existindo registros na secretaria sobre o número de pessoas atendidas ao longo de seu funcionamento, nem das razões que levaram a seu fechamento.

“As pessoas pernoitavam ali e no outro dia recebiam a passagem gratuita para a cidade vizinha”, disse Maria de Fátima.

O lugar servia para receber pessoas que não tinham onde dormir e também moradores das áreas rurais que durante a madrugada viajariam para realizar tratamentos de saúde em outras cidades. No espaço eram oferecidos café da manhã, almoço e jantar.

Segundo a secretária, existe a vontade por parte do Executivo para que a Casa do Itinerante volte a funcionar, exatamente nos mesmos moldes de antes. “As licitações da passagem já foram enviadas a prefeitura e agora estamos vendo o espaço. A ideia é voltar com esse importante local o mais rápido possível”, finalizou.