Correio dos Campos

Empresa piraiense é especializada na coleta e destinação de lixos eletrônicos

28 de julho de 2017 às 19:00

Embora tenha sede em Piraí do Sul desde o ano de 2014, nem todos os piraiense conhecem o trabalho da empresa Chaves Ambiental e seu importante papel socioambiental.

Atuando na coleta, descaracterização e descontaminação de lâmpadas fluorescentes e na destinação correta de diversos equipamentos eletrônicos, a empresa tem contribuído com órgãos estaduais de controle ambiental e se destacado em todo o Paraná por sua atuação.

Prova disso é o trabalho que a empresa realiza com as lâmpadas coletadas, que são separadas de acordo com o modelo e trituradas em seguida. Com a armazenagem de seus componentes e o reaproveitamento do material através da reciclagem, o meio ambiente se livra de perigosos elementos tóxicos como fósforo e mercúrio.

Atuação – De acordo com John Ferreira Alves, um dos representantes da empresa, a Chaves Ambiental atua em todo o Paraná e em parte do interior de São Paulo.

Em Piraí do Sul, embora não existam pontos de coleta fixos na cidade, a empresa disponibiliza o serviço de coleta diretamente em residências e empresas locais, feito com veículo adaptado para o transporte dos resíduos e por funcionários uniformizados e com equipamentos de proteção individual que são obrigatórios para esse tipo de trabalho.

A taxa de R$ 1 real que é cobrada por quilômetro quando a empresa precisa se deslocar para outras cidades não é considerada em Piraí do Sul. O serviço é gratuito e para que a coleta seja feita basta que os piraienses entrem em contato pelos telefones disponibilizados pela canal de atendimento ao cliente.

Produtos coletados – A lista de produtos recolhidos é extensa e bem diversificada (conheça os itens que são coletados no final desta matéria).

Dentre os materiais estão 13 tipos de pilhas, computadores, mouses e teclados, peças avulsas dos processadores (HD, memória, placas), monitores, tablets, eletrodomésticos em geral, reatores e até aparelhos de raio-x.

Além disso, a empresa compra sucatas como cobre, metal, alumínio, bronze, cabos elétricos, motores e transformadores.

Descarte – Todos os materiais recolhidos são enviados ao barracão da empresa, onde passam por um processo de seleção e separação. Os componentes extraídos são encaminhados a outras cadeias produtivas, se tornando matéria-prima na fabricação de novos produtos.

Contato – As pessoas que possuam lixos eletrônicos e que pretendam descartá-los, podem entrar em contato com a empresa pelos telefones: (42) 99870-2646 ou (42) 3237-2742.

Lista de produtos coletados – A Chaves Ambiental coleta os seguintes itens: computadores; notebooks; mouses e teclados; hd’s, memórias e placas de vídeo, som e rede; nobreaks, monitores tubo, LCD, LED e plasma; tablets, celulares, telefones e fax; cabos de energia e de rede; baterias automotivas; televisores; micro-ondas; bebedouros; fornos elétricos; máquinas de lavar louças e roupas; tanquinhos; home theater; aquecedores e umidificadores; geladeiras; fogões; ar condicionado e climatizadores; ventiladores; reatores; raio-x; tonners; cartucho; pilhas; e todos os tipos de lâmpadas (fluorescentes, compactas, H.I.D., incandescentes, halógenas e LED).