Correio dos Campos

Piraienses podem se inscrever para exame da EJA até dia 31

26 de julho de 2017 às 09:27
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Alunos do CEBEJA Ulysses Guimarães em Colombo prestam provas on line do EJA ensino médio. 20-10-15. Foto: Hedeson Alves

As inscrições para o Exame da Educação de Jovens e Adultos (EJA/2017) on-line, 1º etapa do Ensino Fundamental, estão abertas desde o dia 10 de julho e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 31

O processo é totalmente gratuito e as provas são destinadas às pessoas que não concluíram a Educação Básica no prazo esperado e agora desejam o certificado de conclusão escolar.

As provas serão aplicadas em quatro etapas distintas, no período de 9 de agosto a 8 de novembro.

As duas primeiras etapas são destinadas a concluintes do Ensino Fundamental e as outras duas aos de Ensino Médio. Ao todo são seis disciplinas por etapa, divididas em duas matérias por período (manhã, tarde e noite).

1ª Etapa – Em Piraí do Sul as provas serão aplicadas no Colégio Estadual Rivadávia Vargas no dia 9 de agosto, instituição que também é responsável pela emissão dos certificados na cidade.

O candidato deverá obter nota mínima de 6,0 (seis) para conclusão da disciplina, e a divulgação do resultado final será da etapa ocorre no dia 10.

Para se inscrever é preciso ter 15 anos completos até a data de inscrição. O candidato deve comparecer até o dia 31 na instituição de ensino que oferte a EJA com documento de identificação em mãos.

Aplicação – Os exames aconteceram de forma presencial em laboratórios de informática, e os candidatos precisam estar presentes com antecedência de 30 minutos, portando o documento de identificação usado na inscrição.

O prazo de realização de cada etapa é de uma hora e meia para responder 15 questões, com exceção da disciplina de Língua Portuguesa, que inclui redação e tem duração de duas horas. A redação será impressa e só poderá ser preenchida com caneta esferográfica azul ou preta e de material transparente.

As disciplinas aplicadas na 1º etapa são: Língua Portuguesa/Redação, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Matemática, Ciências, Educação Física e Arte.

Próxima Etapa – A 2º Etapa abrange o Ensino Fundamental e o período de inscrições será de 21 de agosto a 11 de setembro. Os exames serão aplicados no dia 27 de setembro.

Informações – Para mais informações, como os conteúdos cobrados no exame e o Edital, basta acessar o site da Secretária de Educação do Estado do Paraná, através do link http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1401.