Correio dos Campos

Polícia Civil de Piraí do Sul apreende carga de madeira não licenciada em pátio de serraria da cidade

4 de julho de 2017 às 23:37

Depois de receber denúncia na noite desta terça-feira, 4, apontando para o transporte de duas cargas de madeira que seriam levadas a uma das serrarias da cidade e que não contariam com a devida licença ambiental que deve acompanhar a carga por todo o tempo de transporte ou armazenamento, emitida pela autoridade competente, a Polícia Civil de Piraí do Sul realizou patrulhamentos pela cidade para apurar a veracidade das informações.

Percorrendo os estabelecimentos do ramo instalados na cidade, os policiais identificaram uma dessas cargas já no pátio de uma serraria localizada na entrada da Vila Paraná, próxima ao Cemitério Municipal. Vinte e uma toras de Araucária e o caminhão que as transportava foram apreendidos pela Polícia Civil e encaminhados à delegacia de polícia.

Os proprietários da empresa, o dono do caminhão e o condutor do veículo foram intimados a comparecer já nesta quarta-feira, dia 5, na delegacia, onde prestarão esclarecimentos sobre o caso.

Vistoria – Após a confecção do boletim de ocorrência que está sendo elaborado neste momento pela equipe da Polícia Civil, a informação será repassada para a Força Verde do Estado do Paraná, que deverá vistoriar o material e também a empresa onde a carga foi apreendida.

Segundo informações preliminares, os envolvidos poderão responder por conduta lesiva ao meio ambiente, conforme previsão dos artigos 45 e 46 da Lei 9.605/98. A pena nesses casos varia da detenção, de seis meses a um ano, até a reclusão de um a dois anos, além da aplicação de multa.

Outra carga – O segundo caminhão, que estaria transportando outra carga do mesmo material, segundo os denunciantes, não foi localizado pelos policiais que acompanharam a ocorrência.