Correio dos Campos

MP avalia como positiva audiência pública que debateu o combate às drogas

27 de junho de 2017 às 21:19

Aproximadamente 50 pessoas participaram na noite desta segunda-feira, 26, da audiência pública promovida pelo Ministério Público com objetivo de discutir a implementação de ações de combate ao uso e tráfico de drogas.

O evento, que aconteceu no Centro Administrativo Antonio Fanckin Filho, foi conduzido pelo promotor de justiça, Antonio Basso Filho, que escolheu a data de sua realização na mesma oportunidade em que se celebra o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

 

Prestígio – Além da participação de vários segmentos da comunidade, todos as autoridades convidadas prestigiaram o encontro. Foram registradas as presenças da juíza da Comarca, Dra. Leila Aparecida Montilha, do prefeito municipal, José Carlos Sandrini, do presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Flavio da Silva, que compareceu ao encontro acompanhado dos vereadores João Carlos da Silva e Luciano de Jesus Solek, da sargento Edna Takii, comandante do Destacamento da Polícia Militar,e também do delegado de Polícia Civil, Dr. Jairo Luiz Duarte de Camargo.

 

Discussões – Dentre os assuntos postos em pauta pelos participantes, basicamente dois deles chamaram a atenção dos presentes: a reativação da estrutura municipal voltada ao combate ao uso e tráfico de drogas e de apoio às famílias, além da implantação de políticas públicas afetas ao setor, principalmente aquelas de cunho preventivo.

 

Resultados – O prefeito José Carlos Sandrini assumiu publicamente o compromisso de designar alguém de sua equipe para o atendimento específico da área. Já o secretário de Saúde, Julio Sandrini, enfatizou que a área comandada por ele possui totais condições de absorver essa demanda. Ele se comprometeu a estudar pessoalmente a solução da questão.

 

Prevenção – A prevenção foi outro tema bastante abordado durante a audiência pública. Tanto populares quanto as autoridades dedicaram boa parte de suas falas ao tema. Segundo eles, um das medidas mais eficazes para o combate ao uso e tráfico de drogas ainda é a prevenção. Em virtude disso, o MP se posicionou firmemente com o propósito de cobrar ações efetivas do Município nesse sentido, sem esquecer, no entanto, da viabilidade dessas práticas segundo os limites estruturais, financeiros e de pessoal da administração municipal.

 

Divulgação – Se por um lado muito se falou em ações a serem realizadas por uma rede de combate às drogas que deve ser formada, por outro, funcionários públicos municipais que participaram do encontro pediram maior atenção na divulgação das ações que já foram implementadas e que estão em pleno funcionamento. “Convidamos toda a comunidade para que conheçam os serviços ofertados pela administração, que visitem o CRAS, o CREAS e o CAPS. Dessa forma as pessoas poderão entender e conhecer um pouco melhor nosso trabalho”, disse uma das participantes.

 

Drogas lícitas – O uso de drogas lícitas, como o cigarro e as bebidas alcoólicas, também foi debatido durante a audiência. Para o ex-secretário de Políticas Públicas Sobre Drogas, Maricelso Ribeiro, é necessário que aconteça uma campanha contínua  de conscientização sobre os problemas causados pelo álcool que, segundo ele, é a porta de entrada para o consumo de outros tipos de drogas mais potentes. “Sugiro a criação dessa campanha porque sempre defendi que álcool é droga sim, e como droga que é deve ter seu consumo exagerado combatido a todo momento”, disse.