Correio dos Campos

Piraienses disputam classificatória para Mundial de Xadrez neste sábado

27 de maio de 2017 às 12:40

Logo mais, a partir das 13 horas, Curitiba sediará uma das etapas do Torneio Seletivo para o Mundial de Cadetes de Xadrez nas categorias Sub 8, Sub 10 e Sub 12, para atletas nascidos, respectivamente, a partir dos anos de 2009, 2007 e 2005. A competição, que acontecerá no Clube de Xadrez de Curitiba, é uma das etapas classificatórias que serão realizadas em todo o Brasil para definir os enxadristas que representarão o País no Campeonato Mundial de Cadetes que será realizado entre 21 e 31 de agosto, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Segundo Maurides Junior, técnico piraiense da modalidade, dois enxadristas locais competirão na capital do Estado neste sábado, 27, na categoria Sub 12, lutando pela classificação para o Mundial.

 

Mudança – O treinador explicou que esse será o primeiro ano em que o Mundial contará apenas com os campeões das etapas classificatórias. “A Federação Internacional de Xadrez decidiu que a partir desse ano somente poderão jogar o Mundial aqueles enxadristas que tenham sido campeões nacionais dentro de seus países. Por isso a Confederação Brasileira está promovendo esses torneios pré-classificatórios em vários pontos do Brasil para credenciar os campeões de cada um deles a participarem do Mundial em Poços de Caldas”, disse.

 

A disputa – O Torneio Pré-Mundial de Cadetes 2017, etapa de Curitiba, será jogado pelo Sistema Suíço, em até 7 rodadas, no xadrez rápido, com tempo de 15 minutos para cada jogador.