Correio dos Campos

Cohapar e Prefeitura de Piraí do Sul realizam inscrições de programa habitacional rural

20 de abril de 2017 às 08:50

Na manhã de quarta-feira, 12 de abril, 14 famílias rurais se reuniram na Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, para realização das inscrições no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O projeto é vinculado ao “Minha Casa, Minha Vida”, que tem por objetivo viabilizar o acesso à casa própria para agricultores e trabalhadores rurais de baixa renda. 

Participaram do encontro famílias de produtores rurais dos bairros Piraí Mirim, Fundão, Ressaca e Martelo. Estiveram presentes, o Prefeito Municipal Marcio Flavio da Silva, o Secretário Municipal de Agricultura Diogo Mattos, e também os representantes da EMATER Jorge Cancian e Raquel Sutil Lucio.

A reunião teve como objetivo, orientar os presentes sobre os processos e as etapas do programa, organizar as comunidades rurais e informar os beneficiários quanto à documentação.

Se beneficiadas, as famílias irão receber um subsídio do governo para a construção da residência. As casas serão construídas pelo sistema de autoconstrução assistida, em que o benificiário é responsável pela contratação do pedreiro e fiscalização da obra com o apoio da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), Caixa Econômica Federal, Prefeitura e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

As habitações terão aproximadamente 46m2, cada uma com as seguintes repartições: dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. As novas moradias serão mais um passo para o desenvolvimento área rural de Piraí do Sul. Os pequenos produtores que residem no meio rural e que não possuem a infraestrutura básica poderão, se aprovados, ter uma casa de alvenaria, com conforto e segurança para suas famílias.

Para os produtores e seus familiares o programa é uma chance de melhorar as suas condições de vida e, desta forma, fazer com que filhos e netos possam se interessar em dar continuidade as atividades rurais.