Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Em União da Vitória, mais de 200 famílias vivem angústia em abrigos enquanto esperam nível do rio baixar

Município é cortado pelo Rio Iguaçu e decretou estado de emergência diante das chuvas registradas nos últimos dias. Cinco abrigos públicos foram montados na cidade

Em União da Vitória, mais de 200 famílias vivem angústia em abrigos enquanto esperam nível do rio baixar
(Foto: RPC Curitiba)
Publicidade
As chuvas e a cheia do Rio Iguaçu registradas nos últimos dias obrigaram mais de 280 famílias a deixarem as casas em União da Vitória, na região central do Paraná.

O balanço mais recente da Defesa Civil municipal, divulgado na noite desta segunda-feira (9), informa que 201 famílias estão nos cinco abrigos montados na cidade.

União da Vitória é cortada pelo rio, que não para de subir desde o fim de semana. Os níveis considerados normais do rio são de 2 metros, 2,5 metros.

Porém, às 20h desta segunda a marcação já ultrapassava os 6,3 metros. A previsão da Defesa Civil é de que o nível ultrapasse os 7 metros até quarta-feira (11).

O avanço do rio traz grandes impactos para a comunidade, que fica ilhada, com as casas alagadas e cobertas pela água.

Um dos abrigos foi montado em um ginásio de uma escola municipal. Por lá, lonas dividem os espaços usados pelas famílias e criam "cômodos" improvisados com os pertences que cada um conseguiu resgatar.

Uma das abrigadas é aposentada Juraci de Fátima, que há 22 anos mora em uma área próxima ao Rio Iguaçu. Nesta segunda, o almoço dela foi feito em um fogão disponibilizado pela prefeitura, no meio do ginásio.

"Eu só trouxe isso aqui: umas panelas, fogão à gás. Enquanto não abaixar toda essa aguarada não é para a gente voltar para casa", lamenta.

Emeli Cristina Nascimento é auxiliar de cozinha e conta que a casa dela foi tomada pela água.

"A minha casa é bem baixinha, então, a minha casa é a primeira que pega água por dentro, por tudo, pelo banheiro, quarto, tudo, aí a gente começa a erguer o que dá, começa a tirar as crianças..."

O sol chegou a raiar nesta segunda na cidade, porém, os efeitos dos mais de 100 mm de chuva acumulados desde o fim de semana ainda são sentidos pela comunidade.

Moradores se ajudam navegando de barco pelas ruas alagadas para que vizinhos consigam resgatar pertences das casas inundadas.

A Defesa Civil municipal atua, inclusive, no convencimento dos moradores da urgência e da necessidade de saírem das casas.

O prefeito de União da Vitória, Bashir Abbas (PP), afirma que a cidade faz o monitoramento do nível do rio.

"A gente disponibiliza o mapa das ruas que vão ser atingidas, 24 horas a 48 horas, para que as pessoas se preparem, para que elas possam sair. É uma enchente que elas podem na verdade salvar todos os seus bens materiais se elas se antecipassem a essa situação, nossas equipes nos locais mais críticos vão ajudar as famílias", afirma.

Contatos de emergência em União da Vitória

Veja, abaixo, os contatos de emergência em União da Vitória:

  • Plantão Assistência Social: (42) 3523 6397, (42) 3522 4748 - ramal 1, (42) 99114 2857 e (42) 98816 3091

  • Plantão Defesa Civil (42) 99917-4085

  • Corpo de Bombeiros 193


Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Mãe flagra vizinho com filha de oito anos, o denuncia por estupro de vulnerável e homem é preso no ParanáSuspeito chegou a ser solto após audiência de custódia, mas voltou para a prisão após decisão judicial
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia