Correio dos Campos

Menino de 3 anos cai em fogueira de escola no RS e sofre queimaduras de 2º grau

O menino que sofreu as queimaduras de 2º grau após cair em fogueira estudava na Escola Municipal de Educação Infantil Caracol, Novo Hamburgo
17 de julho de 2025 às 11:45
(Foto: reprodução/ redes sociais)

Na última terça-feira (15), uma ocorrência de queimadura foi registrada à Polícia Civil e ao Conselho Tutelar do município de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Uma criança de 3 anos teria sofrido queimaduras de 2º grau após cair em uma fogueira organizada por uma escola. O caso aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Caracol, na região metropolitana de Porto Alegre.
Fogueira.

Apesar das queimaduras, o menino não tem risco de morte e passa por acompanhamento médico para verificar a evolução do ferimento, risco de infecção e a necessidade de internação hospitalar.

O pai do menino, identificado como Roberto, compareceu ao Conselho Tutelar da cidade para registrar o episódio e afirmou não ser a primeira vez que o filho se acidenta na instituição.

“Ele estava pelado, deitado no chão”, revelou pai

Em boletim de ocorrência registrado pelo pai do menino na polícia, ele teria recebido um telefonema da instituição avisando sobre o incidente e solicitando que o homem comparecesse à escola imediatamente, aproximadamente às 16h30.

“Ligaram da escola para a minha esposa, dizendo que tinha havido um incidente com o meu filho. Quando eu cheguei, ele estava pelado, deitado no chão, com a professora tentando acalmá-lo e ele não tinha recebido atendimento médico ainda”, conta o pai do menino, Roberto Riolfi Junior, de 34 anos.

O homem declarou que encaminhou o filho imediatamente a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município para o atendimento médico. Segundo o relatório, o menino sofreu queimaduras de segundo grau pelo corpo e não teria recebido cuidados médicos até o pai chegar no local.

“Por sorte, atingiu apenas o glúteo e o braço, mas, mesmo assim, estamos avaliando diariamente para saber se ele não precisará ser internado para remover a pele que sofreu a queimadura”.

“Considero muito perigoso”, diz pai sobre a prática das fogueiras em escola

Conforme o relato do pai do menino, a utilização de fogueiras em dias frios faz parte da rotina da escola. Apesar da prática, os pais não teriam acordado sobre as fogueiras, afirmou Roberto.

“Chamam de vivências, mas estamos falando de crianças de zero a cinco anos, então considero muito perigoso”, afirma, ressaltando que o filho não deverá seguir na mesma escola.

Prefeitura emite nota sobre menino que sofreu queimaduras de 2º grau após cair em fogueira

Em nota ao portal g1, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo afirmou que instaurará uma sindicância para apurar o acidente. A Policia Civil do Rio Grande do Sul também investiga o caso do menino que sofreu queimaduras de 2º grau após cair em uma fogueira.

“Sobre o questionamento, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informa que a criança sofreu queimaduras durante uma atividade lúdica realizada na tarde desta terça-feira (15), na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Caracol, bairro Primavera.

A turma estava no pátio, participando de uma atividade pedagógica lúdica que a escola tem autonomia de organizar, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), quando o menino caiu sentado no fogo de chão. Rapidamente, a criança foi socorrida pelos professores, que prestaram os primeiros atendimentos, com limpeza da área queimada e troca de roupa, sendo encaminhada para atendimento médico pelos pais, que prontamente se dirigiram para a escola.

A SMED vai instaurar uma sindicância para apurar o que aconteceu e caso seja necessário, poderá abrir um processo administrativo disciplinar. A SMED está à disposição da família para acolhimento e escuta ativa.”

Fonte: RIC Mais

Leia mais clicando AQUI