Correio dos Campos

Com sol escondido por prédios, Balneário Camboriú alarga praia

Trabalhos de ampliação da área provocam mudanças na paisagem. Galeria de imagens mostra a região da praia com registros feitos desde 1940.
30 de agosto de 2021 às 15:02
Praia Central em 28 de agosto de 2021. (Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação)

O cenário da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, está mudando. Com a chegada de uma draga, responsável pelo alargamento da faixa de areia, a paisagem que foi construída ao longo dos anos novamente se altera.

A cidade se tornou município em 1964, quando se emancipou de Camboriú. O atrativo das praias e a implantação da BR-101, que corta o município permitiram um estímulo à atividade do turismo.

Além disso, a expansão da construção civil, com a instalação dos famosos arranha-céus, provocou mudanças ao redor da orla da Praia Central.

O principal argumento da Prefeitura de Balneário Camboriú para as obras de alargamento é a necessidade de recompor a faixa de areia, que foi “engolida” pelo mar ao longo das últimas décadas.

Mas o engordamento também deve aumentar o tempo de sol na Praia Central, que é atingida pelas sombras projetadas pelos prédios durante o início de tarde. A expectativa é que as obras de alargamento tragam reforço ao turismo e também ganho ao setor imobiliário.

Desde março, esse cartão-postal do município recebe as obras de ampliação, com maior avanço na última semana, em que a faixa de areia da praia foi alargada em 350 metros.

Alargamento

O alargamento da faixa de areia começou em março deste ano. Em 22 de agosto, a fase de trabalhos com uma draga na faixa teve início. A expectativa é que as obras sejam finalizadas até o fim de outubro, antes da temporada de verão.

O preenchimento começa defronte à Rua 3700 e é feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público. O custo total é de R$ 67 milhões.

Etapa anterior

Antes da chegada da draga, foi feita a montagem da tubulação. Conforme a prefeitura, ela consiste de 360 tubos de 6 toneladas cada um. Eles foram espalhados pela praia e soldados até terem uma extensão de 2,2 quilômetros.

Fonte: G1