Correio dos Campos

Mulher mostra policiais em busca de suspeito de matar família em Goiás após ele ser filmado em fazenda: ‘Está aqui em casa’

Polícia divulga foto recente do suspeito; veja. Agentes não confirmam que era o suspeito porque a pessoa tinha ido embora quando agentes chegaram. Operação com mais de 200 policiais, cães e até helicópteros faz buscas há seis dias por Lázaro Barbosa.
15 de junho de 2021 às 15:08
Foto recente de Lázaro Barbosa enviada pela Polícia Civil. (Foto: Reprodução TV Anhanguera)

Uma moradora de Cocalzinho de Goiás gravou um vídeo, nesta terça-feira (15), do momento em que policiais fazem busca em sua fazenda pelo suspeito de matar família em Ceilândia após ele ser filmado em fazenda (veja acima).

“Está aqui em casa. Ele fugiu para os fundos moço, nessa direção, para o rumo do mato”, conta a moradora, ofegante e assustada.

As imagens mostram policiais no fundo da casa com cães farejadores entrando na mata. A polícia não confirma que era o suspeito porque a pessoa tinha ido embora quando agentes chegaram ao local, porém, a possibilidade é grande por ser uma pessoa em fuga.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse que as equipes traçaram um quadrante de onde o suspeito está se escondendo.

“Temos informação de duas pessoas, de origens distintas. Uma delas disse que o viu correndo numa rua e a outra teve contato com ele. Pelo visto, ele está buscando comida. Mas, está bem cercado. A dificuldade é de ele ser uma pessoa que conhece todas as grutas e esconderijos”, explicou Miranda.

Lázaro está fugindo de uma força-tarefa de mais de 200 policiais há seis dias pela região goiana que fica no Entorno do DF. Durante a fuga, de acordo com a Polícia Militar, ele invadiu chácaras, atirou em quatro pessoas, das quais duas estão em estado grave, furtou um carro e o abandonou na BR-070.

Segundo a polícia, os homicídios contra a família do DF foram cometidos na quarta-feira (9). Ele é suspeito de assaltar uma fazenda e matar a tiros e a facadas o empresário Cláudio Vidal, de 48 anos, e os filhos dele, Gustavo Vidal, de 21 anos, e Carlos Eduardo Vidal, de 15.

A esposa do empresário e mãe de Gustavo e Carlos Eduardo foi sequestrada e morta em seguida. O corpo de Cleonice Marques de Andrade, de 43 anos, estava em uma mata próxima à casa da família e foi encontrado no sábado (12).

Dormiu em galpão

Imagens de uma câmera de vigilância, divulgadas nesta terça-feira, mostram o suspeito se escondendo da polícia em um galpão de uma chácara em Cocalzinho de Goiás (veja acima). Testemunhas relatam que ele dormiu no local e não ameaçou ninguém.

Um delegado que trabalha nas buscas, confirmou que nessas imagens é o suspeito que aparece. O vídeo mostra duas pessoas caminhando em um curral, onde os moradores fazem a ordenha das vacas.

Lázaro aparece com uma mochila nas costas. Caminha de um lado para o outro. Essa chácara fica entre Edilândia e Girassol, povoados de Cocalzinho. Pela manhã, ele pediu comida, mas fugiu quando os moradores foram buscar.

Veja a fuga de Lázaro Barbosa:

Após cometer o crime contra a família no DF, o suspeito:

  • Roubou um veículo na sexta-feira (11) e fugiu para Cocalzinho de Goiás. Depois colocou fogo no carro;
  • No sábado (12), ele invadiu uma fazenda, atirou em quatro pessoas e colocou fogo em uma casa. Nesta ocasião, fez um caseiro refém, usou e obrigou a vítima a usar drogas;
  • No domingo (13), o suspeitou furtou um carro para fugir da polícia, foi visto na BR-070 e acabou abandonando o veículo. A corporação acredita que ele tentava retornar ao DF;
  • Na segunda-feira (14), ele foi filmado por câmeras de monitoramento e teria dormido em um galpão de uma chácara. Pediu comida aos moradores, mas fugiu;
  • Na terça-feira (15), uma moradora de uma fazenda filmou policiais durante buscas em sua propriedade. Segundo as imagens, ele passou por lá durante a fuga.

Séries de crimes:

  • 8 março de 2018: Lázaro Barbosa foi preso em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu em 23 de julho e estava foragido. O G1 solicitou informações sobre essa prisão e aguarda resposta;
  • Foi condenado por um homicídio na Bahia (sem data informada);
  • Lázaro era procurado por por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo no DF e em chácaras de Goiás;
  • 8 de abril de 2020: À época, o suspeito foi indiciado pelos crimes de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio. Ele invadiu uma chácara em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, e golpeou um idoso com um machado;
  • 26 de abril de 2021: Ele é suspeito de invadir uma casa no Sol Nascente (DF), quando trancou pai e filho no quarto e levou a mulher para o matagal, onde a estuprou;
  • 17 de maio de 2021: Segundo a polícia, ele fez uma família refém na mesma região ameaçando as vítimas com faca e arma de fogo. Nesse crime, ele mandou as pessoas ficarem nuas e, das 19h até meia-noite, prendeu os homens no quarto e as mulheres ficaram servindo jantar para ele;
  • 9 de junho de 2021: Lázaro é suspeito de invadir uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde matado a tiros e a facadas um casal e dois filhos;
  • 9 de junho de 2021: Roubou uma chácara em Ceilândia após o assassinato da família. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele;
  • 12 de junho de 2021: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás logo em seguida. Ele atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia;
  • 13 de junho de 2021: Furtou um carro e o abandonou na BR-070 dando sequência à fuga para uma mata.

Buscas por matas e rios

A força-tarefa montada por policiais de Goiás e do Distrito Federal (DF) procura o suspeito dentro de rios e em matas. De acordo com o porta-voz da polícia do DF, Michello Bueno, ele conhece bem a região e que, por ser caçador, se esconde com facilidade (veja vídeo das buscas abaixo).

“Ele foi criado nessa região. Conhece cada detalhe. Além disso, ele é um caçador. Então, ele se esconde, dorme em cima das árvores. É um cara que tem uma expertise. Não é um bandido comum”, disse o porta-voz.

Fuga em Goiás

A fuga de Lázaro Barbosa em Cocalzinho deixa rastros de destruição e crimes. A PM informou que, durante as buscas de domingo (13), o suspeito foi localizado em uma fazenda.

O tenente Álvaro Mota, da PM-DF, informou que Lázaro entrou em uma propriedade na zona rural e baleou um morador. Em seguida, fugiu para outra chácara a 700 metros de distância e atirou em mais três pessoas que estavam acampadas no local.

Indiciamento por crimes em Goiás

Lázaro Barbosa já foi indiciado por invadir uma chácara onde estavam quatro idosos e golpear a cabeça de um deles com um machado, em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF.

O caso aconteceu na noite do dia 8 de abril de 2020. À época, o suspeito foi indiciado pelos crimes de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio.

Conforme a Polícia Civil, os celulares das vítimas foram levados pelo criminoso e idoso agredido ficou com sequelas da golpe.

Fonte: G1