Correio dos Campos

Aeronáutica vai apurar queda de avião de pequeno porte, no Paraná: ‘Foi por Deus’, diz dono da casa atingida

Acidente aconteceu no domingo (30). Piloto, de 77 anos, teve ferimentos leves na cabeça e moradores tinham saído para fazer um lanche quando aeronave caiu no imóvel
31 de maio de 2021 às 14:35
Avião caiu na tarde de domingo (30), em cima de uma casa de Piraquara. (Foto: Reprodução/RPC Curitiba)

A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião de pequeno porte em uma casa em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O acidente aconteceu na tarde de domingo (30) e o piloto teve um arranhão na cabeça.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a queda aconteceu por volta das 14h40. O avião caiu sobre a sala da casa, que fica no bairro Guarituba, ao lado do Aeródromo.

A família que mora na casa não estava no local no momento do acidente. Micaeli Cristina, a dona da casa, disse que tinham saído para comprar um lanche.

“Quando voltamos, tinha um avião em casa. Foi livramento que não tinha ninguém em casa, porque se tivesse, alguém teria se machucado”.

A família passou a noite na casa de parentes e o marido de Micaeli concordou que o acidente poderia ter sido pior.

“Passamos a noite na casa da minha cunhada. Foi tudo por Deus porque podia ser pior”, disse Gustavo dos Santos.

O casal vive no local com duas filhas, de cinco e sete anos. O piloto, Elis Parzianello, de 77 anos, que também é o dono do avião, pretende custear os reparos dos danos causados na casa.

Segundo o piloto, ele tentou arremeter, mas não conseguiu equilibrar o avião. Elis disse que não houve falha no avião.

“Na aeronave, mecanicamente, nada. Quando vi que estava baixo, tentei puxar para subir, ele com a asa caída, e caiu”.

Elis teve um ferimento na testa. Ele foi atendido pelos socorristas no local, mas não precisou ser encaminhado ao hospital.

Investigações

O serviço de remoção da aeronave deve durar até o final da tarde desta segunda-feira (31). O avião, modelo Bravo 700, tinha autorização para voo experimental.

Os destroços da aeronave vão ser levados ao Aeródromo. O clube fica a poucos metros da casa atingida na queda.

A Aeronáutica foi acionada, informou que deve coletar dados para investigação do acidente, mas não tem um prazo para finalizar o trabalho.

Fonte: G1