Correio dos Campos

Aluno deixa aula online para cobrir casa com lona durante chuva: ‘Quero que ele estude’, diz mãe

Lucas tem 12 anos e se mudou para Sarandi, no norte do Paraná, há 3 meses. Post feito por professora em rede social viralizou, e família conseguiu doação para construir telhado.
24 de maio de 2021 às 14:43
Professora conseguiu doações para cobrir casa de estudante. (Foto: Elaine Bogo/Arquivo pessoal)

Um adolescente de Sarandi, no norte do Paraná, pediu para sair de uma aula que assistia pela internet para ajudar a mãe a cobrir a casa deles, que não tinha teto, com uma lona, por causa da chuva. O caso aconteceu na quinta-feira (21) e ganhou repercussão nas redes sociais.

Lucas tem 12 anos e se mudou para o Paraná com os três irmãos e os pais há três meses. Com o pouco dinheiro que tinha, a família só conseguiu levantar as paredes da casa. Mas isso não foi empecilho para impedir que o jovem estudasse.

Mesmo com todas as dificuldades, a mãe do menino, Licelia Rodrigues, disse que acha importante e incentiva que ele continue os estudos.

“Ele não deixou os estudos. Ele senta no cantinho dele, onde pega a internet e estuda. Eu quero que ele estude, porque uma mãe está aqui para ver o filho estudar. Quero que ele fique bem”, disse.

A mãe de Lucas contou que, antes da construção do telhado, a família improvisava a cobertura de um único cômodo com a lona, em dias de chuva.

A casa também não tem energia elétrica. Para estudar, Lucas usava um sinal de internet e recarregava um celular da família na casa da avó, que mora perto.

A professora de Lucas, Elaine Bogo Pavani, disse que, ao descobrir das dificuldades que a família enfrenta, resolveu agir.

“Eu achei que fosse um cômodo só ou que a telha tivesse quebrada. Falei pra ele ir. Depois a pedagoga explicou a situação da família no grupo dos professores. Eu quase infartei”, contou.

Comovida com a história, a professora pediu a ajuda de vizinhos e colegas para construir o teto da casa. Por meio de doações, Elaine conseguiu telhas e parte do material. Agora, a casa tem um teto.

Repercussão

A história da família de Lucas ganhou repercussão, no sábado (22), depois que a professora Elaine fez uma publicação na rede social. Até esta segunda-feira (24), mais de 140 mil usuários curtiram a postagem.

Na publicação a professora explica que os pais de Lucas estão passando por tratamento de saúde. Enquanto a mãe dele luta contra o câncer, o pai tem diabetes e hanseníase.

Muitas pessoas ofereceram ajuda com a repercussão da publicação. A professora também conseguiu a doação de um poste de luz para a instalação da energia elétrica na casa do estudante.

“A energia elétrica vamos colocar. Levei remédios para três meses e, também, levamos três cestas básicas. Vou comprar os materiais de escola para ele, porque não tem nada. Nem caderno”, contou Elaine.

Fonte: G1