Correio dos Campos

Bolsonaro dá posse a novo diretor-geral brasileiro de Itaipu em visita a Foz do Iguaçu

Além da cerimônia na Binacional, presidente participa de solenidade de término da obra de ampliação da pista do Aeroporto Internacional nesta quarta-feira (7).
7 de abril de 2021 às 15:11
Bolsonaro participou de solenidade que inaugurou ampliação da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu. (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Em sua sexta visita a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa da solenidade de posse do general João Francisco Ferreira como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu na tarde desta quarta-feira (7). Bolsonaro chegou à cidade por volta das 12h30.

Antes do evento de nomeação, o presidente participou da solenidade de término da obra de ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

O obra que ampliou a pista do aeroporto em 600 metros vai possibilitar pousos e decolagens de aviões internacionais que não precisam realizar escalas em outros aeroportos.

Na solenidade, primeira atividade do presidente na fronteira, Bolsonaro agradeceu os trabalhadores que atuaram na construção da pista do terminal e aproveitou para fazer um apelo a governadores e prefeitos sobre decretos que restringem atividades para combater a contaminação da Covid-19.

“Todo homem que trabalha, toda atividade que ele exerce, pra levar o pão pra casa, é um atividade essencial. Essa política de fique em casa, de tirar emprego dos outros, de fechar o comércio, tá empobrecendo o nosso país. Sabemos do problema do vírus, mas também sabemos do problema do desemprego”, afirmou o presidente.

Bolsonaro salientou que o desemprego é pior do que o próprio vírus.

“Está faltando um pouco de humanidade por parte de muitos governadores e prefeitos do Brasil, nessa questão da pandemia. Lamentamos as mortes. Muito. Não queríamos que ninguém morresse, mas, temos uma realidade pela frente. O desemprego, é o efeito colateral mais danoso do que o próprio vírus”, disse o presidente na solenidade.

A última passagem do presidente pela fronteira foi no dia 25 de fevereiro, para o lançamento do projeto de revitalização do sistema de corrente contínua de alta tensão de Furnas.

Pela manhã, Jair Bolsonaro esteve em Chapecó onde defendeu a liberdade dos médicos para a realização de tratamentos contra a Covid-19 e disse que não será decretado lockdown nacional.

Posse novo diretor-geral da Binacional

O general João Francisco Ferreira substitui general Joaquim Silva e Luna que ficou no comando da margem brasileira da empresa por dois anos e um mês.

Silva e Luna vai assumir a presidência da Petrobras assim que assembleia do Conselho Administrativo da estatal for realizada no dia 12 de abril.

O mandato do general João Francisco Ferreira como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, vale até 16 de maio de 2022.

Ferreira será o 13º diretor-geral brasileiro da binacional e o quarto militar a comandar a hidrelétrica.

Obra de ampliação do aeroporto

As obras de melhorias no aeroporto de Foz do Iguaçu, como ampliação da pista de pouso e decolagem, foram realizadas com parte dos recursos da Itaipu.

As obras ainda incluem outras duas frentes de trabalho, a construção de ciclovia e a duplicação da via de acesso, entre a BR-469 (Rodovia das Cataratas) e o terminal, e a ampliação do pátio de manobras das aeronaves.

Ambas também avançaram rapidamente e estão praticamente prontas, faltando apenas acabamento e a homologação junto à Infraero.

As obras, com custos de R$ 69,4 milhões, receberam 80% de recursos da Itaipu e o restante da Infraero.

Fonte: G1