Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa cancela carnaval de 2021 e decreta novas restrições no combate à pandemia

Medidas entraram em vigor na terça-feira (19). Decreto prevê ainda proibição de matinês e festas durante o feriado, além de impôr limites de ocupação de estabelecimentos comerciais.
20 de janeiro de 2021 às 15:04
Prefeitura de Ponta Grossa publica decreto com novas medidas de combate ao novo coronavírus. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, cancelou o carnaval de 2021 na cidade diante do avanço da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do município, na terça-feira (19).

Conforme texto, também ficam proibidas festas públicas e privadas durante o feriado.

Além disso, o decreto ainda prevê outras determinações, como regras quanto ao número de pessoas por família em mercados e quantidade de clientes por estabelecimento comercial. As medidas entraram em vigor na terça-feira. Veja mais abaixo lista com novas determinações.

No caso de descumprimento do decreto por parte dos estabelecimentos, será emitida uma notificação para fechamento do local. Se não seguida dentro de 24 horas, será aplicada uma multa de R$ 5 mil.

Ponta Grossa tem 15.855 casos confirmados do novo coronavírus, com 6.357 pessoas recuperadas e 250 óbitos confirmados pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, na terça-feira.

Novas medidas

Confira as novas determinações previstas por decreto:

  • Ficam proibidas reuniões de qualquer natureza com mais de 25 pessoas em locais fechados;
  • Templos religiosos poderão funcionar com limite de ocupação de 40% e obrigação do uso de máscaras e álcool em gel, com duração máxima de duas horas por evento;
  • Limite de ocupação de 40% em mercados, galerias comerciais, estabelecimentos de alimentação e shoppings;
  • No comércio de rua, o número de clientes dentro da loja ao mesmo tempo deve ser equivalente ao de atendentes no local; demais clientes devem esperar em fila com distanciamento do lado de fora;
  • Fica limitado o número de uma pessoa adulta por família no mercado, com exceção se for acompanhada de crianças com até 10 anos;
  • Menores de 15 anos desacompanhados não podem entrar em galerias comerciais e shoppings;
  • Fica proibido o uso de parklets (estruturas de convivência nas calçadas) e decks;

Fonte: G1