Correio dos Campos

HU de Ponta Grossa abre quatro leitos emergenciais para Covid-19

Leitos emergenciais foram equipados com ventilação mecânica para dar suporte à UTI, que tem 30 leitos e está próxima da ocupação máxima desde o início de dezembro.
28 de dezembro de 2020 às 14:49
85% dos leitos de UTI adulta do SUS para Covid-19 estão ocupados no Paraná. (Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo)

O Hospital Universitário (HU) Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, abriu no domingo (27) quatro leitos emergenciais para pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença.

Os leitos emergenciais, que foram equipados com ventilação mecânica para suporte respiratório dos pacientes, foram abertos para dar suporte à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

O hospital tem 30 leitos de UTI e 44 leitos clínicos do SUS para pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença. Desde o início de dezembro, as duas alas estão próximas da ocupação máxima.

O HU é o principal hospital da região para atendimento de pacientes com coronavírus.

A administração do hospital afirmou que, sempre que for atingida a ocupação plena, não receberá novos pacientes de Covid-19.

Se for necessário, segundo o HU, os pacientes serão redirecionados pela Regulação dos Leitos Hospitalares no Paraná para tratamento em outra unidade da rede.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) no domingo (27), Ponta Grossa tem 10.697 casos confirmados de Covid-19 e 193 mortes registradas.

Ocupação de leitos no Paraná

De acordo com a secretaria, 2.239 pessoas estão internadas com suspeita ou confirmação da Covid-19 em todo o Paraná, sendo a maioria em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessas, 1.172 ocupam leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Confira, abaixo, a taxa de ocupação dos leitos SUS exclusivos para a Covid-19 no Paraná:

  • 85% dos 1.156 leitos de UTI adulta
  • 56% dos 1.713 leitos de enfermaria adulta
  • 27% dos 22 leitos de UTI pediátrica
  • 38% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica

Os leitos de UTI para adultos apresentam maior taxa de ocupação na macrorregião leste, que abrange as regiões de Ponta Grossa, Curitiba e o litoral.

  • Leste: 89%
  • Oeste: 87%
  • Noroeste: 80%
  • Norte: 72%

Fonte: G1