Correio dos Campos

Adolescente morre em casa após receber alta da UPA, em Cascavel

“Se tivesse deixado meu filho lá ainda ele estava vivo”, disse aos prantos a mãe de Cristian
12 de novembro de 2020 às 14:55
(Foto: reprodução RIC Record TV Cascavel)

Nesta quarta-feira (11), o adolescente Cristian Rodrigues de Oliveira, de 14 anos, morreu em casa após receber alta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tancredo, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Antes de ser conduzido a UPA, o adolescente já havia sido internado em um hospital particular da cidade por aproximadamente cinco dias para tratar uma inflamação do rim, mas teria recebido alta na quinta-feira (5).
Adolescente morre em casa após ser liberado com dores, vômito e 39º C de febre

Cristian era o filho mais novo entre os seis de Lourdes Rodrigues Oliveira.

“Eu liguei pro Samu e o Samu me perguntou se a gente não tinha carro, e eu respondi que ‘se eu tivesse carro não estava ligando pra vocês ne’. Aí eles vieram, saíram daqui 2h40 com ele, daí agora 7h40 o médico passou, deu alta pro piá, mandou o piá embora, me deu dipirona e um remédio pra vômito e mandou o piá embora com 39º C de febre”, contou Lourdes em entrevista a RIC Record TV.

Ainda conforme a mãe da vítima, ela chegou a questionar o médico sobre o fato do filho estar “queimando de febre e reclamando de dor”, mas foi informada que o adolescente poderia ser cuidado em casa.

“Eu trouxe meu filho. 11h15 ele começou a passar mal, mal, gritando de dor, começou a ficar roxo. (…). Se tivesse deixado meu filho lá ainda ele estava vivo”, disse aos prantos a mãe de Cristian.

Nota da Secretaria

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que tomou conhecimento do caso na manhã de quarta-feira (11) após alta médica da UPA Tancredo.

“Solicitamos que seja realizado o afastamento imediato do referido médico assistente, e que sejam tomadas todas as medidas administrativas e legais para apuração e verificação da conduta médica no caso em questão. Reiteramos que a SESAU sempre disponibilizamos todos os recursos necessários para a manutenção das escalas de profissionais, recursos diagnósticos e medicamentos”.

Além disso, de acordo com José Peixoto, diretor-geral do Consamu, que também administra a Upa onde o caso aconteceu, as informações referentes ao caso ainda estão sendo apuradas com cautela, pois envolve uma equipe inteira que prestou atendimento ao jovem.

“A comissão trará os elementos para que a gente possa tomar a decisão correta e tomar as providências necessárias. Nós temos a informação de que o paciente chegou na UPA na madrugada, trazido pelo Samu, teve atendimento, foi liberado pelo período da manhã e foi novamente atendido pelo Samu no final da manhã. Então isso é o que nós temos”, finalizou José Peixoto.

Fonte: Ricmais