Correio dos Campos

CRAS do Cará Cará passa a atender em novo endereço

5 de novembro de 2020 às 16:58
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cará Cará passou a atender a população em novo endereço, melhorando a qualidade do atendimento. O imóvel conta com uma estrutura nova, de fácil acesso e com acessibilidade.

Os CRAS são a porta de entrada da Assistência Social. São unidades públicas, localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são ofertados os serviços, programas, projetos e benefícios da Proteção Social Básica, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Destina-se às pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, da privação ou ausência de renda, do acesso precário ou nulo aos serviços públicos, de vínculos afetivo-relacionais, de pertencimento social fragilizados.

Os CRAS promovem a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilitam o acesso da população aos serviços, benefícios, programas e projetos da assistência social, e se tornam referência para a população local e para os serviços setoriais.

As unidades ofertam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. A população também recebe orientações sobre os benefícios assistenciais, realizando a inclusão ou atualização no Cadastro Único do Governo Federal para acesso a diversos programas sociais, tais como: Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica/Programa Luz Fraterna, Programa Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Serviços Assistenciais (PAIF/PAEFI, SCFV), Programa Leite das Crianças, Isenção do Transporte Público para Idosos de 60 a 65 anos, Isenção IPTU, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, ID Jovem, Cursos Acessuas, Isenção Taxa Concurso Público, entre outros.

O CRAS Cará Cará atualmente tem 3.063 famílias referenciadas, e realiza em média 400 atendimentos mensais, dentre eles escuta qualificada/atendimento individualizado, CadÚnico, visitas domiciliares, concessão de benefício eventual, entre outros.

Territórios atendidos pelo CRAS Cará Cará:

1. Aeroporto

2. Amália I e II

3. Belém

4. Cipa

5. Col. Santa Cruz

6. Colônia Sutil

7. DER

8. Dist. Industrial

9. Estrela do Lago

10. Guaíra

11. Guaragi

12. Ibirapuera

13. Jd. Alfredo Ribas Sobrinho

14. Jd. Alvorada

15. Jd. Europa

16. Jd. Itália

17. Lot. Vitória Régia

18. Oficinas

19. Pina

20. Roxo Roiz

21. Santa Bárbara

22. Santa Tereza

23. Tabuleiro

24. Taques

25. Vila Brasília

26. Vila Curitiba

27. Vila Jamil

28. Vila Mayer

29. Vila Velha

Novo endereço: RUA MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 276, OFICINAS

Telefone: 3220-1065, ramal: 2065

Email: [email protected]