Correio dos Campos

Agressões contra crianças em creche clandestina são filmadas no Paraná

Mesmo com decreto que proíbe atividades, creche funcionava normalmente sem medidas de segurança
24 de setembro de 2020 às 14:55
(Foto: ilustração)

O Ministério Público do Paraná, a partir da Promotoria de Justiça de Santa Isabel do Ivaí, no Noroeste do estado, em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar do Paraná, realizou busca e apreensão em uma creche particular suspeita de irregularidades e na residência da proprietária do estabelecimento. O MPPR havia recebido notícias de possíveis maus tratos às crianças atendidas no local.

As investigações constataram que a instituição atuava clandestinamente, sem os alvarás da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, além de não ter autorização da Secretaria Estadual de Educação para funcionar como estabelecimento de ensino infantil. Foi verificado ainda o descumprimento de medidas sanitárias para enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Creche clandestina

Apesar de as aulas no município estarem suspensas, a creche continuava suas atividades irregularmente, na residência da proprietária. Filmagens obtidas em outro processo comprovaram que a responsável legal e as demais cuidadoras praticavam agressões e maus-tratos contra as crianças (chineladas e puxões de orelhas). Havia mais de 20 alunos no local, que não estava adaptado para atendimento como instituição de educação infantil, razão pela qual foi acionado o Conselho Tutelar, buscando-se a aplicação das medidas de proteção cabíveis.

Após a conclusão das investigações, tanto os proprietários do estabelecimento como os pais ou responsáveis legais das crianças poderão ser responsabilizados civil e criminalmente.

Fonte: Ricmais