Correio dos Campos

Estelionatários falsificam contas e aplicam ‘golpe do boleto’ em vítimas durante a pandemia

17 de setembro de 2020 às 10:24

Criminosos têm enviado contas falsas para enganar consumidores – é o chamado golpe do boleto. Os documentos são mandados tanto pelos correios quanto pela internet.

“Em agosto, eu recebi uma fatura de R$ 380. Mesmo geralmente pagando R$ 180, eu acabei pagando essa também – achei que poderiam estar cobrando alguma coisa a mais ou eu poderia ter deixado de pagar alguma coisa. Veio para o meu e-mail, nunca iria imaginar que era uma coisa falsa. Só fui descobrir que era falso quando fui olhar minha fatura real”, relatou uma vítima do golpe.

Outra vítima diz que recebeu um boleto com desconto de 50% em virtude da pandemia e também acabou caindo no golpe.

“Recebi um e-mail falando que eu teria um desconto de 50% por causa da pandemia, só que eu teria que fazer aquele pagamento no dia 3, mesmo. Aí, no meu desespero, pensando em levar vantagem, fiz o pagamento em débito. Logo em seguida, eu fui e entrei no site, verificando que estava existindo um golpe, onde pessoas estavam fazendo isso”, lamentou a vítima.

As concessionárias de serviços recomendam algumas medidas de segurança podem ser tomadas para não cair no golpe:

  • Se receber o boleto pela internet, verificar se o documento foi enviado por um e-mail oficial da companhia ou concessionária;
  • Caso desconfie do boleto, ligar para a companhia;
  • No instante do pagamento, verificar se a conta que vai receber o pagamento é empresarial ou pessoal. Se for pessoal, não se deve fazer o pagamento;

“O mais importante é ter atenção no momento do pagamento. Se o consumidor verificar os dados da conta e estiver atento ao valor do boleto e aos dados do banco que recebe o pagamento, já pode desconfiar. ´importante que o cliente também mantenha atualizado o antivírus do computador e baixe os boletos de pagamento apenas do site oficial da companhia. Recebeu pelo correio e desconfiou? Entre no site oficial da concessionária e confira por lá”, orientou o advogado especialista em crimes virtuais, Luiz Augusto D’Urso.

Vídeo falso mostra boletos verdadeiros

Enquanto isso, um vídeo tem circulado pela internet mostrando um consumidor fazendo um alerta sobre uma suposta conta falsa emitida pela concessionária de energia Enel.

Os boletos, no entanto, são verdadeiros – em um deles, está o nome da concessionária. Em outro, o do Banco do Brasil.

“A partir de 2019, a começou a rever seus processos comerciais. Com isso, introduzimos o boleto registrado do Banco do Brasil para trazer maior segurança para o cliente. O consumidor vai receber a fatura da conta de energia – junto a ele, haverá um boleto da Enel ou do Banco do Brasil. Para não haver dúvidas se o documento é falso ou não, ambos, fatura e boleto, precisam estar juntos e o beneficiário precisa ser Ampla Serviços e Energia”, explicou o porta-voz da concessionária, Maxmiliano Lima.

Em caso de dúvida, o consumidor deverá entrar em contato direto com a Enel, por telefone ou pelo site.

Fonte: G1