Correio dos Campos

Médico de 34 anos morre por Covid-19 no Paraná: ‘Perdemos um herói’, diz irmão

Marcos Petyk Sereja trabalhava em Guaratuba, no litoral do estado, e ficou 26 dias internado; dados do governo estadual indicam que 56 profissionais da saúde não resistiram ao novo coronavírus.
3 de setembro de 2020 às 14:18
O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, trabalhava em Guaratuba e Paranaguá, no litoral do Paraná. (Foto: Arquivo pessoal)

O médico cardiologista Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, que estava internado há 26 dias no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, morreu por complicações da Covid-19 na noite de quarta-feira (2).

A informação foi confirmada pela família e Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, cidade onde o profissional trabalhava desde 2014.

“Perdemos um herói. Ele era um orgulho da família, amava o que fazia. Estamos todos muito tristes, a dor é muito grande. A gente nunca acha que alguém perto da gente vai ser contaminado, que isso vai acontecer com alguém que amamos”, disse Fernando Sereja, irmão do médico.

O cardiologista foi diagnosticado com a doença em 7 de agosto. Segundo o irmão, ele ficou isolado em casa, mas com a piora do estado de saúde precisou ser internado.

“Acreditamos que ele foi contaminado quando entubava um paciente que estava com Covid-19. Ele ficou isolado em casa por uma semana, mas depois precisou ser internado, foi direto para a UTI. Infelizmente, não resistiu”, contou Fernando Sereja.

O médico trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Guaratuba, e também em um hospital de Paranaguá, no litoral do estado. A Prefeitura de Guaratuba informou que ele também atendeu em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Pronto Socorro.

“Cada colega de trabalho, cada servidor municipal e certamente cada morador de Guaratuba lamenta profundamente seu falecimento. Ele fará muita falta, com seu olhar de menino, seu sorriso constante, sua humanidade no trato com os pacientes e equipe”, afirmou em nota a administração municipal.

Conforme a prefeitura, haverá uma carreata na tarde desta quinta-feira (3) em homenagem ao profissional.

Marcos Petyk Sereja nasceu em Paranavaí, no noroeste do Paraná. O irmão contou que ele fez o curso de medicina na Argentina e revalidou o diploma no Brasil há nove anos.

Em Guaratuba, o médico morava com a mulher e a filha, de dois anos. As duas também contraíram o novo coronavírus, mas se recuperaram, informou o irmão do cardiologista.

Ainda segundo ele, a última vez que o profissional tinha visto os pais foi há 90 dias. O corpo do médico será cremado em Guaratuba.

Segundo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Paraná atingiu a marca dos 134.162 casos confirmados de Covid-19 e 3.360 mortes.

Os últimos dados indicam que no estado perdeu 56 profissionais da saúde por complicações da Covid-19 – sete eram médicos. O setor da enfermagem amarga o maior número de vítimas. Foram 21 até quarta-feira (2).

Em Guaratuba, onde Sereja trabalhava, desde março foram registrados 549 casos e 13 mortes relacionadas ao novo coronavírus.

Fonte: G1