Correio dos Campos

Missas com fiéis voltam no sábado em Reserva

Em Reserva, celebrações voltam neste final de semana
9 de julho de 2020 às 16:13
Idosos, crianças e doentes crônicos devem continuar acompanhando as missas em casa, pela internet. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Paróquia Menino Jesus, de Reserva, marcou para o próximo sábado (11), a volta das missas com fiéis na matriz. A maneira de garantir presença continua sendo através da senha, retirada na secretaria paroquial. No máximo 120 pessoas poderão participar das missas. Todas devem usar máscara enquanto estiverem na igreja. Integrantes do grupo de risco devem continuar rezando em casa, já que as celebrações seguirão sendo transmitidas no canal do Youtube e na página do Facebook da paróquia.

O bispo da Diocese de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi, suspendeu todas as celebrações com o público, em 19 de junho. O decreto estava valendo até o 30, e, era uma resposta ao avanço dos casos de Coronavírus na região dos Campos Gerais. A partir do início deste mês, o bispo sinalizou que cada paróquia poderia decidir sobre a volta dos paroquianos às celebrações, observando-se o ritmo da doença em cada localidade e seguindo todas as orientações das autoridades de saúde e legislação municipal.

“Fiéis com doenças crônicas, idosos e crianças são desobrigados de ir à igreja. Sabemos que pessoas de mais idade, por exemplo, são mais debilitadas e propensas a pegar o vírus nessas circunstâncias. Ninguém de nós está imune ao Coronavírus, nem padres por rezarem, os jovens por serem jovens ou os adultos. Mas, a idade e doenças deixam algumas pessoas mais vulneráveis. Pedimos a compreensão”, aconselhava o padre Rafael Moreira, no final da transmissão do Terço da Misericórdia, na quarta-feira.

A decisão de retomada das missas presenciais ocorreu após a análise dos últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde, que constataram estabilização de casos em Reserva, o aumento de recuperados e a diminuição nos monitorados. “Isso fez a gente ter um pouco mais de segurança para reabrir novamente a Igreja para as missas com o povo, na matriz”, comenta o pároco Fábio Sejanoski.

Serão, no mínimo, três celebrações por final de semana: sábado, às 19 horas e, domingo, às 8h30 e 19 horas. Durante a semana, poderão ser abertos horários – segunda-feira, 19 horas; quarta, às 18, e quinta e sextas-feiras, às 19 horas – desde que haja procura. Nas próximas semanas, padre Fábio realizará uma reunião, virtual, com integrantes do Conselho Pastoral da Comunidade para debater o retorno das celebrações e outras atividades nas capelas e também para definir o futuro da catequese e outros projetos pastorais, interrompidos pela pandemia do Covid 19. A definição deve sair em agosto.