Correio dos Campos

Em um só dia, PMs salvam dois bebês afogados com leite materno no Paraná

20 de junho de 2020 às 08:49
(foto: PM)

RICMAIS – Em menos de 24h, duas equipes da Polícia Militar (PM) salvaram dois bebês em cidades diferentes do Paraná. Os resgates foram na quinta-feira (18), em Curitiba e em Cianorte, no Noroeste do Estado. Em ambos os casos, os bebês tinham menos de dois meses de vida e o trabalho rápido dos policiais foi primordial.

A primeira situação foi na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A pequena Camilly de Oliveira Honório, de 35 dias de vida, foi salva pelos policiais militares da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 12º Batalhão, após se engasgar com o leite materno.

De acordo com o comandante da equipe, sargento Fábio Moacir Pelosi, ele e seus companheiros patrulhavam pelo bairro quando foram abordados por um casal, com a pequena Camilly nos braços, já roxeada e sem respirar por conta do engasgo. Desesperados, os pais pediram ajuda aos policiais militares.

“Estávamos no bairro por conta de uma operação policial e quando fomos interpelados pela família e constatamos a situação da criança, de imediato fizemos as manobras de reanimação e desobstrução das vias aéreas”. Mesmo com o procedimento, a bebê não respondia e, para agilizar o atendimento, os PMs seguiram rapidamente até a Unidade de Pronto de Atendimento da Vila Barigui, continuando a manobra dentro do veículo.

Ao chegarem na unidade, a criança já estava respirando e a equipe a entregou aos cuidados da equipe de enfermagem. A bebê se restabeleceu e ficou fora de risco. “Para nós fica um sentimento de dever cumprido ao salvar uma vida inocente”, complementou o sargento.

Segundo bebê salvo
A outra situação aconteceu bem próximo ao horário da primeira, mas em Cianorte. Durante Operação Ostensividade II, PMS salvaram a vida de um bebê que também estava em apuros. A mãe pediu socorro porque o menino, de 31 dias, estava engasgado com leite.

Rapidamente, os policiais chegaram ao local e realizaram uma manobra de desobstrução das vias aéreas, chamada de Manobra de Heimlich, conseguindo retornar com a respiração do bebê. O menino foi encaminhado ao hospital, mas estava bem.