Correio dos Campos

Grupo fura quarentena e fica 24h sem comida e água em área de mata em SP

15 de junho de 2020 às 09:22
(foto: G1/Bombeiros)

G1 – Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram uma grande operação para resgatar um grupo de amigos que se perdeu, em uma área de mata, após furar a quarentena invadir e acampar no Parque Estadual Restinga de Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo a corporação, o grupo foi encontrado exausto, sem comida e água potável.

Conforme apurado pelo G1 nesta segunda-feira (15), a ação aconteceu na tarde do último domingo (14), em um trecho do parque localizado próximo à Rodovia Mogi-Bertioga. De acordo com os bombeiros, o grupo acionou o resgate, pelo do telefone de emergência 193, após se perder no trecho de mata e não conseguir encontrar a saída do parque.

Os bombeiros apontam que, durante o pedido de socorro, os jovens foram questionados sobre o estado físico em que estavam e se tinham mantimentos. Nesse momento, eles revelaram que não tinham comida ou água potável, além de sentirem frio, após a queda brusca da temperatura na região.

Após orientar o grupo para manter a calma e procurarem um local seguro para aguardar o resgate, equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas até o local, onde passaram a realizar buscas pelos jovens. O grupo foi encontrado cerca de seis quilômetros no interior da mata, por volta das 17h, e foi resgatado pela corporação.

No parque, duas mulheres, uma de 25 anos e outra de 21, e um homem que até o momento não foi identificado, aguardavam pela chegada dos bombeiros. A corporação aponta, também, que o grupo se perdeu após voltar de um acampamento, realizado entre sábado (13) e domingo, conforme relataram familiares dos jovens.

Os turistas, naturais de São Paulo, não possuíam autorização para poder acessar o parque e poderão responder a processo administrativo, segundo o Corpo de Bombeiros. De acordo com a Fundação Florestal, a entrada no parque sem autorização é proibida e visitantes irregulares são sujeitos a penalidades. O caso também foi monitorado pela Polícia Ambiental.