Correio dos Campos

Celebração de Corpus Christi será restrita em Ponta Grossa

Católicos poderão acompanhar pela rádio e internet
10 de junho de 2020 às 15:32
O testemunho da fé católica se dará este ano de forma diferente: Santíssimo nas ruas. (Foto: AssCom Diocese de Ponta Grossa)

DIOCESE DE PONTA GROSSA – Nesse ano, a procissão de Corpus Christi não terá pessoas enfeitando as ruas ou seguindo o Santíssimo. A orientação é para que os católicos continuem em casa, rezando e acompanhando a celebração pela Rádio Sant’Ana FM 89,7 e pelo Facebook da Diocese de Ponta Grossa. De carro, o bispo dom Sergio Arthur Braschi com Jesus Eucarístico sairá às 14h30 da frente da Paróquia São José, no Bairro Órfãs, passará pelo Asilo São Vicente de Paulo e pelo Hospital Bom Jesus, Hospital da Criança, Santa Casa, Hospital São Camilo, Hospital Regional, Hospital Unimed e Pronto Socorro.

“Não deixaremos de manifestar, celebrar e testemunhar nossa fé, mas a passagem do bispo com o Santíssimo pelas ruas da cidade e por alguns hospitais não deve ser seguida por pessoas, mesmo em seus carros. Não será uma carreata. As pessoas não deverão ir aos locais ou nas ruas por onde passará o Santíssimo. Não podemos criar ou formar aglomeração. Nós, Igreja, Famílias, somos convidados a rezar em casa. Rezaremos por todos, os profissionais e unidades de saúde, bem como por todas as pessoas doentes, mesmo as que estão em outros hospitais distantes e fora do roteiro por onde o Santíssimo vai passar”, ressalta o padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora.

O Santíssimo será levado em carro aberto, preparado com proteção, em caso de chuva e frio, de modo que o Ostensório com a Sagrada Eucaristia seja visível. Junto com o veículo que levará o Santíssimo outro carro de som estará acompanhando com o rádio ligado para que, por onde passar, todos possam ver e rezar juntos. A equipe de animação e reflexão ficará na Catedral para conduzir as orações a partir dos dois grandes temas desse ano: a Campanha da Fraternidade, ‘Fraternidade e Vida: dom e Compromisso, e a prioridade diocesana ‘Igreja e família de portas abertas na cultura urbana’, com os quatro pilares Palavra, Pão, Caridade e Missão.

A Catedral Sant’Ana será o ponto de chegada da procissão de onde será feita a bênção para toda cidade e para a diocese. Na igreja-mãe, o corredor principal estará ornamentado com trabalhos das crianças da Catequese que, orientados por catequistas dos cinco tempos, da matriz da paróquia e da Capela São Paulo Apóstolo, fizeram cartazes com desenhos, colagens, mosaicos, tudo para formar um bonito tapete por onde Jesus passará. “Foi a forma que encontrarmos deles participarem. E tudo foi feito no maior capricho. Ficam perguntando se o bispo vai gostar”, brinca a catequista do Terceiro Tempo, Íria Portela.

Pela diocese, a orientação é para que, pela manhã, haja celebração da Santa Missa em todas as paróquias, “observando-se as normas sanitárias para a participação dos fiéis e, de preferência, com transmissão pelas redes sociais, facilitando o acompanhamento pelos idosos, grupo de risco e demais pessoas que ainda não podem celebrar presencialmente”, lembra o bispo dom Sergio. A procissão de Corpus Christi será transmitida em tempo real pelo Facebook da Diocese de Ponta Grossa.