Correio dos Campos

Projeto incentiva que produtores do Paraná plantem araucárias para proteger nascentes de rios

Integrantes do projeto também orientam agricultores sobre medidas de higiene pessoal para prevenção do coronavírus.
27 de abril de 2020 às 08:21
Projeto inventiva plantio de araucárias em propriedades rurais — Foto: Reprodução/RPC

Produtores rurais do Paraná abriram as porteiras para a plantação de araucárias dentro das propriedades. O objetivo é preservar as nascentes dos rios.

O projeto Conexão Araucária, que compartilha conhecimento com técnicos agrícolas e produtores, fornece recursos pra reparar danos em áreas ao redor de nascentes e cursos d’água.

Mudas de floresta de araucária são plantadas protegendo as nascentes.

O produtor rural Walter Kakrzewski diz que a proteção das nascentes é uma preocupação dos agricultores da região.

“Eu tinha comprado a área uns quatro anos atrás e tinha umas sangas. Os antigos donos já estavam destruindo esta nascente e eu fui deixando cada vez com mais árvores. Agora, está escorrendo bem a água. Ela está bem fechada, bem preservada”, afirmou.

A meta do projeto ambiental é reparar 335 hectares de mata em sete cidade do Paraná.

A coordenadora do projeto, Maria Vitória Yamada Muller, diz que até o momento 178 hectares de mata foram atendidos pelo projeto, englobando perto de 120 proprietários.

Coronavírus

Mesmo em tempos de pandemia, o projeto não precisou parar.

O diretor de assuntos corporativos de uma das empresas parceiras do projeto, Flávio Goulart, diz que, neste trabalho, as pessoas ficam naturalmente afastadas pela condição do trabalho.

“Você não planta uma muda ao lado da outra. Existe um espaçamento determinado e isso protege quem está trabalhando no projeto e também o produtor já que não há uma ligação direta”, afirmou.

Segundo ele, os técnicos do projeto também ajudam a propagar medidas de higiene e prevenção contra o vírus.

“É mais uma oportunidade de contato destes técnicos com os produtores que oferece mais uma oportunidade de passar uma mensagem de higienização, de necessidade de atenção para algumas práticas referentes a esta pandemia”, afirmou.

Fonte: G1