Correio dos Campos

Vizinhos cantam parabéns pela janela para idosa que teve festa de 99 anos cancelada por conta do novo coronavírus

Altair de Almeida completou 99 anos e teve festa desmarcada por conta das medidas de isolamento, mas familiares e vizinhos se juntaram para uma surpresa.
23 de março de 2020 às 09:01
Em isolamento, Altair Almeida ganhou parabéns pelos seus 99 anos da varanda — Foto: Reprodução/WhatsApp

A pandemia do novo coronavírus frustrou os planos de Altair Magalhães de Almeida para o seu aniversário de 99 anos, no sábado (21). Moradora de um edifício no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, ela já tinha comprado roupa, contratado bufê e pensado em tudo para comemorar com amigos e familiares.

Os encontros precisaram ser cancelados por conta das medidas de isolamento para evitar a disseminação da Covid-19, doença causada pelo vírus, mas os vizinhos ajudaram a planejar uma surpresa: uma festa pela varanda, em meio ao isolamento.

Os integrantes mais jovens da família cantaram parabéns para a matriarca do hall do prédio e os vizinhos acompanharam das suas janelas e varandas. A alegria pela surpresa em uma das suas datas prediletas era nítida no rosto de dona Altair.

“O rapaz da portaria interfonou e disse para ir na varanda. Quando cheguei estava aquela festa. Foi uma comemoração extraordinária. Achava que meu aniversário ia ficar sem nada e me fizeram essa surpresa”, contou.

O plano inicial era festejar a data das 16h às 22h, mas ela decidiu que o melhor era respeitar as recomendações da campanha de prevenção ao novo coronavírus e suspender a comemoração. “Todo ano comemoro. Um aniversário simples, mas a família é muito grande. São oito filhos, mais de 30 pessoas”, explicou.

Depois do compartilhamento do vídeo da comemoração pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, ela disse que recebeu mais de 100 telefonemas. “Tinha gente até que eu não conheço mandando parabéns, ligando e dizendo que foi uma festa muito bonita”, orgulhou-se.

Por conta da idade, dona Altair segue rigorosamente o isolamento. Ela atualmente tem contato com apenas duas pessoas. Por isso, a festa surpresa seguiu todos os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus.

O bolo, por exemplo, foi embalado e entregue com instruções para a retirada do plástico e higienização. “Graças a Deus foi tudo bom, mesmo nessa situação. Eu tenho muito cuidado aqui. Em todo canto tem álcool, sabonete, papel toalha. Agora é se cuidar, esperar e rezar pedindo a Deus misericórdia.”

A filha caçula dela, a servidora pública Andreia Almeida, 53, foi quem começou a organizar tudo junto com uma amiga, que é vizinha da mãe dela. Ela contou que todos os anos dona Altair começa a preparação para o aniversário começa meses antes da festa.

“Ela tem muitos amigos. É uma pessoa cheia de vida e de alegria. Compra roupa nova, toalha de mesa nova. Nessas noites de insônia tivemos a ideia de fazer essa cantoria surpresa, encomendar um bolo e convocar os vizinhos”, contou Andreia.

Covid-19 em Pernambuco

O estado registou, até a noite do sábado (22), 33 casos confirmados do novo coronavírus. Três pessoas foram consideradas curadas da doença.

Ao todo, são 630 casos notificados em Pernambuco. Destes, 276 já foram descartados. Outros 318 estão em investigação.

Fonte: G1