Correio dos Campos

Pais ‘devolvem’ filho que fugiu de presídio em Mongaguá, SP

Pais dizem que ele estava prestes a sair da cadeia. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 563 detentos fugiram da unidade na segunda-feira (16).
19 de março de 2020 às 08:45
Mãe fala que filho participou de fuga em massa em Mongaguá, SP — Foto: Reprodução

Os pais de um dos presos que participou da fuga em massa do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Rubens Aleixo Sendin, em Mongaguá (SP), levaram o filho de volta à cadeia. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 563 detentos fugiram da unidade na segunda-feira (16) e 219 detentos já foram capturados.

O jovem tem 24 anos e é acusado de roubo, segundo os familiares. A mãe dele e o pai, juntos, estavam na porta do CPP, na manhã desta quarta-feira. Eles contam que o filho estava prestes a sair do semi-aberto, quando ocorreu a fuga em massa e ele resolveu sair junto com os outros presos.

“Ele já estava no semi-aberto, já estava para sair. Aconteceu tudo isso. Ele disse que foi no ‘calor da emoção’. Quando a gente pensou que não ia achar ele, ele chega em casa. A gente resolveu trazer ele”, disse a dona de casa Miralva Souza de Macedo, mãe do jovem.

Ela conta que a Justiça já estava prestes a liberar o jovem para viver em liberdade. “Ele já estava para sair, já estava na mesa do juiz para assinar. A gente está nesse desespero. Não é fácil trazer um filho de novo, a gente sabia que ele estava perto de ir embora. Mas, a gente trouxe porque a gente não quer um filho foragido”, afirmou.

Fugas em massa

No total, 563 detentos fugiram da unidade na última segunda-feira (16), em Mongaguá. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 219 fugitivos foram recapturados até a manhã desta quarta-feira (18). Uma operação realizada pela Polícia Militar com o apoio de agentes penitenciários e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mongaguá continua, nesta quarta-feira, para capturar 344 detentos que permanecem foragidos.

A SAP não informou como os presos conseguiram escapar mas, segundo apurado pelo G1, eles teriam se rebelado após a suspensão da saída temporária como forma de medida preventiva para conter o avanço do coronavírus. Imagens mostram centenas de presos fugindo da unidade. Um detento chegou, inclusive, a filmar a fuga de dentro do CPP.

Além de Mongaguá, no Estado de São Paulo, outros três presídios também registraram fugas após a nova ordem sendo os Centros de Progressão Penitenciária de Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis. Dos 1.375 presos que fugiram, 658 foram recapturados até a tarde desta quarta-feira.

Fonte: G1