Correio dos Campos

Empresas podem ter alvará cassado por venda de álcool gel com preço abusivo no Paraná, diz governador

Anúncio de Ratinho Junior (PSD) foi feito em um pronunciamento na tarde desta quarta-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Governador fez série de anúncios, entre eles a proibição de entrada de ônibus interestaduais.
19 de março de 2020 às 08:19
Consumidores têm dificuldade para encontrar álcool gel em Curitiba — Foto: Giuliano Gomes/ PR Press

Empresas que comprovadamente estiverem vendendo álcool gel com preço abusivo no Paraná terão o alvará de funcionamento e a inscrição estadual cassados.

O anúncio do governador Ratinho Junior (PSD) foi feito durante um pronunciamento na tarde desta quarta-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Ela [a empresa] será proibida de trabalhar aqui no estado porque não vamos admitir abuso e exploração com as pessoas que precisam fazer a higienização diária”, disse Ratinho Junior.

O governador pediu que a população denuncie preços abusivos do produto ao Procon. Isso pode ser feito por um canal online do órgão.

Ratinho Junior anunciou outras medidas relacionadas ao novo coronavírus. Parte delas está em quatro decretos que, segundo o governo, já foram publicados.

Para a quinta-feira (19), o chefe do Executivo estadual prometeu um pacote econômico em apoio aos micro e pequenos empreendedores.

Proibições de ônibus interestaduais e voos

O governador afirmou que a partir de quinta (19) será proibida a entrada de ônibus que saíram dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e do Distrito Federal.

“Como nesses estados já está avançado o vírus, nós queremos evitar que pessoas infectadas possam entrar no Paraná”, disse.

Em relação aos voos, Ratinho Junior informou que fez um pedido para a Infraero para que parem de pousar aviões no Paraná oriundos dos mesmos estados da proibição para ônibus.

“Essa medida cabe ao governo federal, mas já fizemos o pedido para que possa ser proibido”, afirmou.

Fechamento de fronteiras

Outro pedido feito pelo governador ao governo federal foi para o fechamento das fronteiras com a Argentina e o Paraguai, proibindo a entrada e a saída de pessoas.

Além disso, foram suspensos os deslocamentos e viagens a trabalho dos servidores estaduais.

Medidas de saúde

De acordo com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que participou do pronunciamento com o governador, um decreto vai permitir que a partir de quinta os exames de coronavírus feitos por laboratórios particulares credenciados sejam validados.

“Alguns laboratórios do Paraná terão essa validação. Até amanhã [quinta] teremos os nomes dos laboratórios”, afirmou o secretário. Isso elimina a necessidade de contraprova pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo ele, nesta quarta um sistema de computador em unidades públicas de saúde começou ser alimentado com informações de sintomas da doença Covid-19. Serão 51 em todo o estado, mas parte deles entrou em funcionamento.

No entendimento do secretário, será por meio desse sistema que a transmissão do vírus será acompanhada.

O governo anunciou ainda a criação de um Comitê de Gestão de Crise para a doença Covid-19.

Fonte: G1