Correio dos Campos

Paciente que fugiu de internamento e foi visto correndo de fralda pela rua é encontrado morto

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
4 de março de 2020 às 08:07
(Foto: Reprodução)

Rodrigo Bairo Ferreira, de 35 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (3), no canteiro central da BR-116 , na região do bairro Ganchinho, em Curitiba. Ele estava desaparecido desde sábado (29), quando fugiu da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Fazendinha vestindo apenas uma fralda e acessórios hospitalares.

Segundo a irmã de Rodrigo, Gisele, ele sofria de esquizofrenia e transtorno bipolar. A internação teria acontecido por conta de um episódio de surto em que Rodrigo ameaçou se matar com uma faca no pescoço, perto da casa onde ele morava, no bairro Santa Felicidade. “Ele pegou uma faca, falou que ia se matar, ficou correndo aqui na casa do meu pai. Como ele é bipolar, em alguns momentos ele tá bem e de repente ele muda. Chamamos a polícia, com medo dele se matar, e a equipe policial conversou com meu irmão, chamou o Samu, que levou ele amarrado para a UPA”, contou Gisele.

Horas depois de dar entrada na UPA, o paciente conseguiu fugir e um vídeo dele correndo pelas ruas apenas vestindo uma fralda e alguns acessórios do hospital foi registrado por um motorista.

Em outro vídeo, é possível ver Rodrigo se aproximando do motorista e oferecendo “300 mil reais” para que ele o levasse de volta para casa. O condutor do veículo recusou o pedido e o paciente continuou correndo pela via.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) informou que o paciente havia sido internado na UPA por não estar utilizando os medicamentos de uso contínuo adequadamente, segundo relatos da família no momento da admissão.

Ainda de acordo com a SMS, ele foi atendido e estabilizado na UPA Fazendinha e já contava com vaga para continuidade do tratamento prevista para essa segunda-feira. No dia 28, ele fugiu da UPA, mas o Samu conseguiu resgatar. No dia 29, fugiu novamente. Houve tentativa de resgate, mas o paciente não foi encontrado.

A família prestou depoimento à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), nesta terça-feirae agora espera que a verdade sobre o que aconteceu com o familiar venha à tona e os responsáveis sejam punidos. “Meu irmão não era nenhum bandido, nenhum drogado, era uma pessoa de boa família, com bom coração e tinha terminado os estudos. Está sendo difícil para a gente e ele não merecia isso. Mas a verdade sobre o que fizeram com ele vai aparecer”, disse emocionada a irmã de Rodrigo.

O caso será investigado pela DHPP e exames complementares no Instituto Médico Legal (IML) irão apontar a causa da morte.

Fonte: Banda B