Correio dos Campos

Desafio do sal pode aumentar a pressão arterial dos adolescentes, diz médico

3 de março de 2020 às 08:20
Foto: ilustrativa

Uma nova moda nas redes sociais tem instigado os adolescentes e preocupado os pais: o desafio do sal. Ele consiste em se gravar enchendo a boca de sal e mostrando a reação — que é de cuspir. A brincadeira de mal gosto pode trazer prejuízos imediatos à saúde de quem participa.

— Quando o consumo ocorre de maneira aguda (muito sal em um curto espaço de tempo) ocorre a hipernatremia hipervolêmica, porque a concentração de sódio no organismo fica muito grande, aumentando a pressão arterial e podendo sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório — afirma Ronaldo Gismondi, vice-presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.

Consumir muito sal de uma hora para a outra pode também pode causar tonturas, desidratação, vômitos, aumenta o risco de coma e pode e até ser fatal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de sal (de cozinha) deve ser de 5 gramas, o que equivale a uma colher de chá rasa. Tudo o que ultrapassa este limite traz riscos para a saúde.

— Cronicamente, o consumo alto de sal está associado a maior risco a hipertensão arterial, que aumenta o risco de derrame e doença renal crônica — alerta Patricia Santos, professora de nutrição do Centro Universitário IBMR.

Fonte: Extra.globo