Correio dos Campos

Porteiro que conciliou dois empregos e se inspirou no filho para voltar a estudar entra na universidade: ‘Luta constante’

Aureo Miguel Semkiw de Andrade, 51 anos, também trabalha como motorista de aplicativo. Futuro universitário conseguiu vaga no curso de Tecnologia em Manutenção Industrial da UTFPR
27 de fevereiro de 2020 às 14:48
Porteiro também trabalha como motorista de aplicativo para complementar renda — Foto: Eduardo Andrade/RPC Guarapuava

G1 – Depois de conciliar dois empregos com estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um porteiro de Guarapuava, na região central do Paraná, conseguiu ser aprovado em uma universidade pública. Aureo Miguel Semkiw de Andrade, 51 anos, foi oficialmente matriculado na manhã desta quinta-feira (27).

Além de ser porteiro, Aureo também trabalha como motorista de aplicativo para complementar a renda de casa. Em novembro de 2019, fez pela segunda vez o Enem com o sonho de voltar a estudar.

A partir de março, além da cadeira da guarita e do banco do motorista do carro, ele também irá ocupar uma carteira nas salas de aula do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O futuro universitário diz que se sentiu inspirado a voltar estudar pelo filho dele, que cursa Arquitetura em Urbanismo e é bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Aureo foi aprovado na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Enquanto não entra na sala de aula, o porteiro imagina como vai ser a vida daqui para frente.

“Estou ansioso, imaginando o que vai ser necessário. Pensando em como vai mudar a rotina, na compra dos materiais. Agora vou viver uma vida regrada nos estudos”, disse rindo.

‘Lado de lá’

Aureo bem que tentou se formar quando era mais jovem, mas a distância de casa para a universidade o fez desistir da graduação em administração. Todos os dias ele precisava percorrer 150 km para estudar.

Apesar de ter deixado os estudos de lado, o sonho nunca desapareceu da mente do porteiro. Nascido em uma família humilde, agora o futuro universitário diz que fará parte dos irmãos que concluíram o ensino superior.

“Sou de uma família de 12 irmãos. Metade tem ensino superior e metade não tem. Agora, eu vou passar para o lado dos que tem”, contou.

O curso de Tecnologia em Manutenção Industrial da UTFPR tem duração de três anos e está disponível no campus de Guarapuava. Estudando perto de casa, Aureo diz que não quer desistir.

“O coração tá acelerado, agora vou até o fim, é um objetivo de vida. Vai ser uma luta constante. Acho que a vida vai mudar muito”, contou.

Sisu 2020

Em todo o Brasil, 128 instituições de ensino disponibilizaram 237.128 vagas no Sisu. Os resultados começaram a ser divulgados no fim de janeiro.

Mais de 1,7 milhão de estudantes se inscreveram para esta edição da seleção. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso de medicina foi o mais procurado pelos candidatos.

Atualmente, as universidades que utilizam o Sisu continuam chamando estudantes por meio das listas de espera. As relações de aprovados estão sendo publicadas pelas próprias instituições de ensino.