Correio dos Campos

Cachorro esfaqueado durante briga de casal foi atacado por mulher ao tentar defender o dono, diz polícia

Mulher que esfaqueou animal de estimação foi multada em R$ 3 mil por agressão. Policial Militar que atendeu a ocorrência visitou o animal nesta quarta-feira.
27 de fevereiro de 2020 às 07:50
Mulher ataca cachorro com faca e tenta agredir outra pessoa em Jaú — Foto: Polícia Militar/Divulgação

O cachorro que ficou ferido ao levar facadas durante uma briga de casal na terça-feira (25), em Lins (SP), estava tentando defender o dono quando acabou sendo atacado pela companheira do homem, afirma a polícia.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, “Dogão”, como é chamado, se envolveu no meio da discussão ao perceber que o dono possivelmente seria atacado pela mulher.

“Os dois estavam discutindo e, aparentemente, é rotineiro esses acontecimentos entre eles. Em determinado momento, ela [a mulher] estava portando uma faca, e na confusão, o cão tentou defender o marido, sendo atingido pela faca. Até o momento, não há a confirmação de que ela feriu o cachorro intencionalmente”, afirma o delegado.

No ato, a mulher ainda acidentalmente feriu de raspão a tia e a prima do rapaz, porém elas não quiseram depor contra ela, conforme informou a polícia.

Visita oficial

Após ter atendido a ocorrência e socorrido o animal até o hospital veterinário, o cabo da PM Jesus visitou o cachorro na tarde desta quarta-feira (26), conforme divulgado na página oficial da Polícia Militar do estado no Facebook.

Na nota publicada, o animal permanece aos cuidados do hospital até que a adoção responsável seja definida. Na foto, é possível ver Dogão se recuperando.

Ao G1, o médico veterinário que atendeu o animal, Marco Toni Moraes, afirmou que ele está melhorando e ficou animado com a visita.

“Ele está até correndo e ficou muito feliz com a visita. Apesar da alteração nos exames acusando a doença do carrapato, já ajustamos a medicação e ele segue bem. Daqui pra frente, é só melhoras”, afirma o médico.

Multa

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a mulher foi multada no valor de R$ 3 mil por agressão. Ela foi autuada administrativamente e o animal ficará temporariamente sob cuidados da Associação Protetora dos Animais de Jaú.

O dono também foi autuado no mesmo valor por infração ambiental pela constatação da doença do carrapato no animal.

Ainda de acordo com a polícia, a multa pode dobrar caso haja morte ou seja comprovado caso de maus-tratos.

Agressão

Na ocorrência, o cachorro foi encaminhado ao pronto-socorro da cidade veterinário pela polícia. Conforme a clínica informou ao G1, ele passou por cirurgia e não corre risco de vida.

“Chegou aqui com uma grande hemorragia. Paramos todos os atendimentos e fomos direto para o centro cirúrgico. Constatamos perfurações profundas pelo dorso do animal e lacerações. Por sorte, nenhum órgão vital foi atingido”, explicou o médico Marco César Doni Moraes.

Após a cirurgia, o animal se recupera bem. No entanto, para ser definitivamente liberado, o destino do animal precisa ser definido.

“Ainda não está decidido a guarda responsável do animal, mas é provável que algum membro da família acolha até que a guarda responsável seja definida. No momento do atendimento, somos profissionais. Mas logo após, ficamos tristes e imaginamos como um ser humano e capaz de fazer uma maldade dessa”, disse o médico.

A alta estava prevista para esta quarta-feira (26), porém, alterações foram constatadas nos resultados dos exames, que vai manter o cachorro por mais tempo da clínica.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de Jaú. A mulher foi ouvida e liberada em seguida.

Fonte: G1