Correio dos Campos

IBGE fará concurso para preencher mais de 200 mil vagas

12 de fevereiro de 2020 às 09:14
Aparelho digital do IBGE (foto: G1)

Aguardado desde o ano passado, o edital do concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mais de 200 mil vagas pelo país só deverá ser publicado no início de março, segundo nova previsão oficial divulgada nesta terça-feira (11) pelo órgão.

A previsão anterior era que o edital seria publicado ainda em fevereiro. Anunciado em maio de 2019, o processo seletivo irá contratar trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020 para os cargos de recenseador e agente censitário.

Segundo informou o IBGE, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) foi definido como a banca organizadora do concurso e a assinatura do contrato deve ser feita ainda nessa semana, o que deverá garantir a publicação do edital logo no início de março.

Portaria publicada em maio pelo governo federal autorizou o IBGE a contratar até 234.416 trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020. Somadas as posições autorizadas a serem preenchidas nos cargos de agente censitário e recenseador, o número de vagas do concurso número pode chegar a até 225.678.

Vagas previstas pela portaria publicada em maio de 2019:

Agente Censitário Municipal: 6.100
Agente Censitário Supervisor: 23.578
Recenseador: 196.000

Cargos para nível fundamental e médio
Detalhes sobre o número exato de vagas para cargo e remuneração só serão conhecidos com a publicação do edital.

Historicamente, os candidatos a recenseador precisam ter nível fundamental. Já para agente censitário costuma ser exigido nível médio de escolaridade.

Fonte: G1