Correio dos Campos

Bombeiros resgatam piloto em mata após queda de avião em SP

9 de fevereiro de 2020 às 08:10
Piloto é resgatado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar após queda de monomotor em Itariri (SP) (Foto: Arquivo Pessoal/Carlos Eduardo Andrade)

O piloto de uma aeronave que caiu em Itariri, no interior de São Paulo, foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros em um helicóptero Águia da Polícia Militar na tarde de sábado (8).

Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu ainda durante a manhã de sábado, no entanto, o piloto só foi encontrado durante a tarde. Nas imagens feitas pelos bombeiros, é possível ver a aeronave sobrevoando a área de mata localizada em Ana Dias, no distrito de Itariri.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto foi resgatado após enviar a localização da queda da aeronave por mensagem via celular. A torre de controle havia perdido contato com ele e, por conta disso, a empresa tentou contato com outras pistas, sem obter retorno.

Ainda nos registros feitos pela corporação, os bombeiros flagraram o momento em que a vítima é localizada em uma clareira. Um bombeiro é encaminhado até o piloto e, logo em seguida, o homem é levado ao helicóptero. Ele foi socorrido com ferimentos leves e encaminhado ao Pronto-Socorro de Itariri.

Relembre
De acordo com a Polícia Militar, a aeronave decolou a partir de uma pista localizada no distrito Ana Dias, em Itariri, próximo à Estrada da Banana, para fazer a pulverização de um bananal. Pouco após a decolagem, por volta das 10h, a torre de controle perdeu o contato com o piloto.

Horas depois, o piloto conseguiu enviar uma mensagem via celular alertando sobre a queda. Mais de 20 bombeiros, entre também o efetivo da Polícia Militar e o Grupamento Aéreo de Praia Grande, foram destinados às buscas pelo avião.

Investigação
Em nota, a Força Aérea Brasileira informa que Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave PT-OST neste sábado.

A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave apresenta condições normais de tráfego e Inspeção Anual de Manutenção atualizada. As causas do acidente permanecem sendo investigadas.

Fonte: G1