Correio dos Campos

Menina de 5 anos deixa cabelo crescer para doar para crianças com câncer em Goiânia

Apesar de gostar do cabelo curto, Rafaela Helena Borges ficou um ano sem cortá-lo só para conseguir o tamanho necessário para a confecção de uma peruca e, assim, ajudar a levantar a autoestima de quem faz o tratamento contra a doença.
28 de janeiro de 2020 às 09:48
Rafaela disse que ficou feliz quando doou o cabelo no Hospital do Câncer — Foto: Arquivo Pessoal/Rafaela Helena de Oliveira Borges

Com apenas 5 anos, Rafaela Helena de Oliveira Borges já sabe muito bem o que significa solidariedade. A menina deixou o cabelo crescer durante um ano para doar ao Hospital Araújo Jorge, unidade especializada no atendimento a pacientes com câncer, pela rede pública. A intenção é que seja feita uma peruca para pacientes que perderam o cabelo devido ao tratamento contra a doença.

Rafaela disse que fica triste quando vê uma criança que não tem cabelo por causa da terapia. Por isto, contou que ficou feliz quando fez a doação, em dezembro do ano passado.

A avó da menina, Lúcia Helena Silva, se sentiu orgulhosa com a atitude da neta.

“Mesmo gostando do cabelo curto, Rafaela deixou o cabelo crescer para presentear uma criança com câncer. Linda atitude”, disse a avó.

A mãe da garota, a empresária Talita Helena de Oliveira Borges, de 35 anos, conta que um dos princípios que ensina aos filhos é o da doação ao próximo.

“Durante o ano, a gente vai juntando dinheiro. Vendemos latinhas que acumulam em casa, guardamos o dinheiro e, no final do ano, a gente compra os brinquedos e arrecada mais doações. Depois, vamos lá e entregamos os brinquedos para as crianças”, disse a mãe.

A atitude da Rafaela contagiou a irmã Giovana Helena de Oliveira Borges, de 7 anos. A menina disse que vai deixar o cabelo crescer para poder fazer o mesmo. “Eu quero doar porque as crianças querem peruca para ficarem alegres”, contou.

Fonte: G1