Correio dos Campos

Mulher cai em cachoeira de Morretes e é resgatada com auxílio de helicóptero; médica acessou local por rapel

26 de janeiro de 2020 às 08:40
Após queda de mulher em cachoeira de Morretes, médica acessou local por rapel (Foto: Divulgação/BPMOA)

Uma mulher, de 34 anos, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros depois de escorregar nas pedras e cair em uma cachoeira no Salto dos Macacos, em Morretes, no litoral do Paraná.

O salvamento foi feito por uma equipe com helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), neste sábado (25). Uma médica utilizou rapel para chegar ao local e fazer os primeiros atendimentos.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a mulher escorregou por aproximadamente dois metros na queda. Ela sofreu lesões na cabeça, mas sem risco de morte.

Os bombeiros informaram que a vítima foi levada pelo helicóptero até o aeródromo de Paranaguá, também no litoral, onde o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), a encaminhou ao Hospital Regional do Litoral.

Salvamento
Ainda segundo os bombeiros, para retirar a vítima do local do acidente, um operador aerotático e uma médica da equipe acessaram o ponto com uma corda.

Os dois tripulantes, de acordo com os bombeiros, fizeram a abordagem e a estabilização da vítima em uma maca.

Os bombeiros informaram que, devido ao difícil acesso do local, o resgate da mulher foi feito com a técnica chamada de “extração McGuire” – em que a vítima é içada até um local em que possa ser colocada na aeronave.