Correio dos Campos

Polícia Civil investiga suspeita de abandono de idoso doente em calçada de Curitiba

25 de janeiro de 2020 às 07:35
Polícia Civil investiga suspeita de abandono de idoso doente em calçada de Curitiba (Foto: Reprodução/RPC)

A Polícia Civil investiga a suspeita de abandono do idoso Valmir Gonçalves de Lima, de 62 anos, em uma calçada no bairro Umbará, em Curitiba. Vizinhos disseram à polícia que ele foi encontrado vestido apenas fraldas e com sangramento no abdômen.

Conforme a polícia, o idoso estava internado no Hospital Angelina Caron e foi levado, de ambulância, até a casa de familiares, na terça-feira (21). De acordo com a polícia, na data, ninguém estava no local para recebê-lo.

Vizinhos do idoso disseram à polícia que o encontraram na parte de fora da casa, sentado em uma cadeira de rodas, apenas com fraldas. Ele apresentava sangramento na região do abdômen, conforme os vizinhos.

Valmir Lima estava internado desde 11 de dezembro do ano passado. Os vizinhos afirmaram à polícia que, quando encontraram o idoso na calçada, decidiram levá-lo para a garagem e o cobriram com uma manta.

Os vizinhos denunciaram, segundo a polícia, que o idoso foi deixado no local pela ambulância do hospital.

Morte do idoso
Ainda na data em que foi encontrado pelos vizinhos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou o paciente de volta ao hospital. Mas, no dia seguinte, ele morreu.

De acordo com a Polícia Civil, o laudo apontou cirrose hepática alcoólica e insuficiência renal crônica como causas da morte.
O irmão da vítima disse que morava com ela antes do internamento e afirmou que procurou pelo idoso no hospital, mas não o encontrou.

“Quando eu fui visitar ele [o idoso], levar fraldas, eles me falaram que ele estava no setor de alta. Daí, eu fui até lá, e eles me informaram que ele já tinha ido para casa. Mas, como eu moro sozinho, a casa estava toda fechada”, disse o irmão Cidionir Lima.

O que diz o hospital
O Hospital Angelina Caron negou que tenha deixado o idoso na calçada e afirma que ele foi levado de ambulância, acompanhado por um enfermeiro e um assistente social até o domicílio de cadastro.

De acordo com o hospital, a equipe foi recebida por um morador que se identificou como amigo da família e cuidador do idoso. A pessoa informou que o paciente morava com um irmão em outro endereço, para onde a ambulância se dirigiu.

“Neste segundo endereço, um vizinho recebeu o paciente e disse que aguardaria no local a chegada de um familiar. A equipe do hospital insistiu que permaneceria ali até o familiar chegar, mas o vizinho a dispensou”, informou.

Segundo o hospital, não há registro de visita de familiares durante os períodos de internamento do idoso. O hospital disse que registrou, em 27 de dezembro, uma denúncia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Quatro Barras sobre o abandono do paciente pela família.

Conforme a nota do hospital, a família do idoso “se recusou a ir buscá-lo todas vezes que o paciente teve alta”. O hospital disse também que abriu uma sindicância interna para apurar os fatos, e que a direção pretendia acionar o Ministério Público do Paraná por abandono de incapaz.

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Cras) de Quatro Barras informou que, quando foi avisado pelo hospital, ofereceu uma vaga para Valmir em uma casa de acolhimento, mas o idoso acabou ficando no hospital.