Correio dos Campos

Casal troca presentes de casamento por doação e ajuda a reformar abrigo de idosos

25 de janeiro de 2020 às 09:16
Débora e Mariano Manzano decidiram inovar no pedido de casamento (Foto: Arquivo pessoal)

Um abrigo de idosos de Jaú (SP) conseguiu comprar bancos novos, renovar o jardim e presentear os moradores da casa de repouso através de uma doação inesperada no final do ano. Um casal de SP decidiu trocar os presentes de casamento para fazer um ato de solidariedade.

No lugar de pedirem móveis, utensílios domésticos, jogos de lençol ou outros presentes comuns para recém-casados, Débora e Mariano Manzano avisaram os convidados que queriam de presente uma doação em nome do Abrigo São Lourenço.

Segundo Débora, o casal já morava junto há algum tempo e tinha o apartamento mobiliado. Por isso, não sentia necessidade de ganhar presentes de casamento e estava à procura de uma forma para significar o momento.

“Para a gente receber dinheiro dos convidados, como se eles tivessem pagando a entrada do casamento, era uma coisa sem significado. Aí eu pensei em como a gente podia fazer diferente”, conta Débora.

Mariano contou que comentou sobre essa dúvida do casal com a amiga Rachel Goes, que é bisneta do fundador do abrigo em Jaú. Durante a conversa, ele descobriu que a casa de repouso estava precisando de reformas e decidiu o que queria de presente.

O casal optou apenas pelo registro no civil e um jantar com os amigos para celebrar a união. A cerimônia foi no dia 7 de dezembro e as doações foram feitas ao longo de todo o mês. No último dia 16, os bancos chegaram ao abrigo e levaram mais conforto e alegria à casa dos idosos.

“O mais importante para a gente é que a felicidade deles de ganhar o presente de Natal e melhorar o jardim, o espaço deles, era muito melhor. A gente não é milionário, mas uma lista de presentes tão pouco nos afeta”, admite Mariano.

De acordo com a tesoureira Mara Hilst, os convidados depositaram R$ 3.250 para o abrigo, que utilizou o dinheiro para comprar dez bancos. Além disso, uma parte do valor ainda foi usado para comprar plantas para o jardim da casa.

“Eles liberaram para eu fazer o que quisesse com o dinheiro e, como o abrigo está passando por reformas e os idosos estão precisando de uma área de lazer, nada como deixar o jardim mais bonito”, conta Mara.

Mara também explicou que a casa abriga 50 idosos em estado de vulnerabilidade, todos indicados pela prefeitura. Os moradores que recebem aposentadoria deixam 70% do valor para o abrigo e recebem cuidados especializados 24 horas por dia.

Já os idosos que não recebem aposentadoria, segundo Mara, podem morar gratuitamente no abrigo, que também recebe uma verba da prefeitura.

“Foi uma experiência muito bacana e as pessoas gostaram muito. A gente mandou para os convidados, tinha as fotos dos velhinhos, do abrigo, e isso emocionou muito todo mundo”, completa Débora.

Fonte: G1