Correio dos Campos

Número de mortes por afogamento cai mais de 70% no primeiro mês da Operação Verão no Paraná, diz Corpo de Bombeiros

Duas pessoas morreram desde 21 de dezembro, enquanto no mesmo período da temporada passada foram sete vítimas no litoral do estado; quantidade de afogamentos graves também caiu, de dez para quatro.
22 de janeiro de 2020 às 08:26
Número de mortes por afogamento cai mais de 70% no primeiro mês da Operação Verão no Paraná, diz Corpo de Bombeiros — Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O número de mortes por afogamentos registrou queda de 71,4% no primeiro mês da Operação Verão 2019/2020. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram desde o dia 21 de dezembro, enquanto na temporada passada foram sete vítimas.

A quantidade de afogamentos graves também caiu, de dez para quatro. Conforme o levantamento, outro número que reduziu foi o de salvamentos aquáticos – que considera ocorrência em meio líquido, como praias e rios do litoral. Na temporada passada, foram 478 ocorrências e nesta foram 417, sendo 61 casos a menos.

A Tenente Virgínia Turra, considera o resultado bom e afirma que os banhistas estão mais responsáveis.

“O levantamento mostra que menos pessoas precisaram de salvamentos, então é sinal de que as medidas de prevenção do Corpo de Bombeiros estão sendo mais eficientes. Além disso, os números também representam que as pessoas estão mais atentas, responsáveis e orientadas”, explica Turra.

A tenente alerta os veranistas sobre a importância das bandeiras de sinalização nas praias, que indicam os pontos seguros para o banho.

O uso das bandeiras segue os padrões internacionais para que o significado seja entendido até mesmo por estrangeiros. São seis bandeiras: vermelho sobre amarelo, preta, verde, amarela, vermelho e duplo-vermelho, que possuem significados distintos.