Correio dos Campos

Pipas e outros objetos em fios elétricos causam média de 14 quedas de energia por dia no Paraná, diz Copel

Segundo a companhia, foram registrados 5.248 interrupções no fornecimento por este motivo, em 2019; uso de cerol aumenta risco de choques e acidentes com a rede elétrica.
21 de janeiro de 2020 às 08:23
Pipas e outros objetos em fios elétricos causaram média de 14 quedas de energia por dia no Paraná, em 2019 — Foto: Daniela Catisti/Aen

As equipes da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) registraram uma média de mais de 14 interrupções no fornecimento de energia por dia, causados pelo contato de pipas ou outros objetos com a fiação, em 2019.

Segundo balanço divulgado pela companhia nesta segunda-feira (20), foram 5.248 casos no ano passado. Ainda em 2019, houve um acidente com choque elétrico no estado, causado por pipa.

O número representa aumento, em relação a 2018, quando as pipas e outros objetos causaram 5.053 quedas de energia no estado.

Alerta

O cuidado com a segurança é fundamental para evitar acidentes ao soltar pipas, de acordo com a Copel. Em caso de contato com a fiação elétrica, nunca se deve tentar retirar o brinquedo.

A Copel orienta que é importante escolher um local afastado da rede elétrica para praticar a brincadeira.

Além disso, o cerol nunca deve ser usado no fio da pipa, pois aumenta risco de choques e acidentes com a rede elétrica, além dos riscos de corte.